Notícias

Polêmica com Battlefront II mudou a forma como a EA produz jogos

Executivo da empresa reforçou a ideia de que os erros do passado não irão se repetir.

por Bruna Mattos
Polêmica com Battlefront II mudou a forma como a EA produz jogos

A questão do sistema de microtransações em Battlefront II ficou no foco das atenções por muito tempo. A abordagem agressiva da EA deixou jogadores indignados e as caixas de loot chegaram a ser consideradas uma espécie de jogo de azar.

A polêmica fez a EA repensar sua forma de fazer negócios e de monetizar seus jogos. O vice-presidente de crescimento estratégico da empresa, Matt Bilbey, declarou que a situação se tornou tão crítica que a EA decidiu reestruturar uma série de processos na empresa, incluindo a forma como ela desenvolve e testa seus jogos.

Bilbey contou que a EA passou a seguir um novo “guia moral” que fez com que os serviços e jogos fossem testados bem precocemente com jogadores para que o estúdio recebesse comentários o mais rápido possível. Isso garantiria “pilares de justiça, valor e diversão” , segundo o VP.

Pouco depois da E3 2018, a EA fez questão de declarar a investidores que “havia aprendido com os erros de Battlefront II”. A maior preocupação do público, certamente, era se o sistema agressivo poderia afetar a experiência em jogos como Battlefield V e Anthem.