Notícias

Presidente da Qualcomm acredita no “fim dos consoles tradicionais”

Uma robusta conexão à Internet promete ser uma barreira.

por Raphael Batista
Presidente  da Qualcomm acredita no

Cristiano R. Amom, presidente da Qualcomm, fabricante de chips para smartphones, concedeu uma declaração ao site The Sun (via Eurogamer) onde cravou: os próximos PlayStation e Xbox serão os últimos consoles.

O executivo parece muito convencido na expansão do conceito de “jogos como serviço”, onde os jogadores receberiam seus títulos por demanda. A popular “Netflix dos Jogos”.

Não restam dúvidas para a nossa visão. A nuvem (cloud) será o novo console. É só uma questão de tempo. Será possível jogar em qualquer dispositivo, em qualquer tela, onde estiver. Este é o futuro dos videogames.

Talvez a apresentação do Google Stadia, plataforma da Google operando exclusivamente através do streaming, tenha impressionado mesmo o diretor da empresa ao ponto de ele se posicionar tão incisivamente.

Tanto a Sony, quanto a Microsoft também vem apostando no formato. PlayStation Now e Project xCloud são ideias bem parecidas – em fundamentos – e podem representar o passo definitivo nesta direção. No entanto, o caminho parece ser bem mais longo, já que existem muitas barreiras – principalmente culturais – a serem vencidas.