Notícias

PS4 Pro tem um 1 GB de RAM adicional, revela Sony

por Daniel dos Reis
PS4 Pro tem um 1 GB de RAM adicional, revela Sony

Em entrevista ao site Eurogamer, o “pai” do PS4, Mark Cerny, revelou que o PS4 Pro vai contar com 1GB adicional de memória RAM, além dos 8GB especificados no anúncio oficial.

Até então, a Sony havia detalhado que o console iria oferecer os mesmos 8GB DDR5 de memória, com diferencial de que no Pro a taxa de transferência seria maior, em relação ao PS4 padrão. Isso, na verdade, não mudou. No entanto, Cerny revelou que o novo console conta também com 1GB DDR3 adicional de memória RAM, abrindo novas possibilidades.

ps4-pro_1

O arquiteto de hardware explica que alguns jogos precisam de um pouco mais de memória – cerca de 10% a mais – e por isso houve a adição de 1 GB, mesmo que mais lenta.

Sentimos que os jogos necessitam de um pouco mais de memória, por isso nós adicionamos 1 GB de DRAM convencional para o console […] Em um modelo padrão, caso você esteja alternando entre uma aplicação (Netflix) e um jogo qualquer, o aplicativo ainda usa memória do sistema, mesmo quando você só está jogando o jogo. Implementamos esta arquitetura pois permite a troca entre os aplicativos de forma muito mais rápida. Nada precisa ser carregado, já está na memória.

Já no PS4 Pro, fazemos as coisas de forma diferente. Quando você interromper o uso do aplicativo (Netflix), ele é movido para memória RAM mais lenta (DDR3). Utilizando esta estratégia, liberamos quase um 1 GB dos 8 GB GDDR5. Isso significa que os jogos terão a disposição 5.5 GB GDDR5 e vez dos cinco. Usamos o restante para fazer a interface do PS4 Pro. Isso significa que você verá a interface em 4K, em vez do 1080p de hoje.

Mark reforçou ainda que os desenvolvedores podem utilizar o adicional de memória como julgarem melhor.

Fonte: Eurogamer