O PS4 é o terceiro console que vendeu mais rápido na história dos Estados Unidos. O dado é do NPD Group, uma das fontes mais confiáveis sobre a comercialização de eletrônicos no país. Já faz um tempo desde que a Sony divulgou números oficiais do PlayStation 4, mas a expectativa é de que ele já tenha superado a marca de 100 milhões de unidades.

O analista Mat Piscatella, do NPD, publicou a novidade em sua conta no Twitter. Segundo o especialista, o atual console da Sony só perde para PlayStation 2 e Wii em vendas no país. Após 68 meses no mercado, ele segue um baita sucesso. Impressiona também o Nintendo Switch, que em 28 meses tornou-se o quarto colocado na lista.

Esse número não indica o total de vendas, mas sim o sucesso em um determinado período de tempo. Ou seja, após 68 meses no mercado, o PS4 está em terceiro lugar se comparado a todos os outros consoles nessa mesma janela de tempo. No geral, ao que tudo indica, ele ainda está na sexta posição histórica global.

PlayStation 2, Nintendo DS, Game Boy, PlayStation e Nintendo Wii formam o Top 5. Porém, existem grandes chances de o PS4 ultrapassar esses dois últimos”do ranking (ou até de já tê-lo feito nos últimos meses). Afinal, ele estava próximo de completar 100 milhões. O Wii registrou 101,6 e o PS2 teve 102,4.

Fim do ciclo do PS4

Ao que tudo indica, em 2019 finalmente devemos ver uma queda no número de vendas do PlayStation 4. Não que o PS4 esteja indo mal. Pelo contrário. Mas é que ele já alcançou um ponto de sucesso que não parece ter muito para onde crescer.

Especialmente porque há rumores fortes de que seu sucessor deve sair no ano que vem. A tendência, portanto, é de que os números se estabilizem e fiquem consolidados. A geração, tão inesquecível, está chegando ao final do seu ciclo.