Notícias

PS4 teve os melhores jogos exclusivos em 2016, aponta Metacritic

por Daniel dos Reis
PS4 teve os melhores jogos exclusivos em 2016, aponta Metacritic

2016 já se encontra em seus últimos suspiros e chegou aquele momento onde devemos refletir sobre tudo que vivenciamos no período. No que se refere a jogos, tivemos muitas realizações com bons nomes, mas quais foram os destaques? Qual plataforma recebeu os melhores jogos?

Buscando responder a estas perguntas, o site Metacritic, que reune as principais avaliações em jogos, filmes, música e entretenimento em geral, fez um balanço e apontou alguns dados interessantes.

De acordo com o site, o PlayStation 4 foi o console com os jogos exclusivos mais bem avaliados do ano.

Acompanhe conosco algumas considerações apontadas pelo site. Entretanto, tenha em mente que o objetivo do artigo ou mesmo do site como um todo não é promover a famigerada console-war. Você, leitor costumaz, certamente sabe disso.

O melhor jogo do ano

Uncharted 4: A Thief’s End foi o melhor jogo do ano, segundo as médias de todas as avaliações contabilizadas pelo site. O jogo da Naughty Dog marcou 93 pontos, a maior do ano, considerando todos os jogos lançados. Ao todo, foram 113 críticas com 39 delas dando nota 100 ao game. Impressionante.

O site explica ainda que apenas seis jogos de consoles ultrapassaram a marca de 90 pontos, sendo um deles uma expansão. Desses, dois jogos (Overwatch e Inside) foram novas IPs.

Os exclusivos (consoles) mais bem avaliados

Considerando somente os jogos exclusivos, o PlayStation 4 se saiu melhor que seus concorrentes consoles.

O videogame da Sony contou com 13 jogos exclusivos com notas maiores que 75 pontos que, de acordo com o site, é considerado como “bom”. Seu principal concorrente por exemplo, teve 3 títulos nesta faixa.

grafico_melhores_jogos

Mas, tanto Sony como Microsoft perdem feio para o PC neste quesito. No total, os PCs receberam 46 jogos com notas acima de 75 pontos.

Os mais bem avaliados do ano

O site listou também os mais bem avaliados do ano, em todas as plataformas. Perceba que vários jogos são multiplaforma, mas as notas variam de uma para outra.

melhores_jogos_multi

Pior que o ano passado

Se por um lado 2016 reservou dezenas de lançamentos, nem todos eles foram bons. Em comparação ao ano passado, houve uma queda na qualidade. Enquanto em 2015, foram 6 jogos de PS4 com nota superior a 90, em 2016 foram apenas 4.

A média geral também caiu. Em 2015, a média de notas em jogos de PS4 ficou em 70.5, enquanto que neste ano ela ficou com 69.1

O portal também aponta outra estatística relevante. Em 2016, apenas 36% dos jogos de PS4 receberam críticas positivas. Um porcentagem abaixo de 2015 e 2014.

Uma das justificativas, mesmo que não seja fácil responder, é que em 2016 foram avaliados 445 lançamentos individuais para o PS4. No anterior, em 2015, foram apenas 276. Um número relativamente maior. E é muito natural que com mais jogos, a tendência é que as notas sejam puxadas para baixo.

Entretanto, de forma geral, 2016 foi melhor para os exclusivos. Em 2015, 11 jogos marcaram mais de 75 pontos e em 2016 foram 13.

Aproveite para compartilhar conosco suas impressões sobre este ano. Na sua opinião, ele foi melhor que os anteriores?

Fonte: Metacritic