Notícias

Quantic Dream perde processo trabalhista; entenda caso

Ação judicial pode manchar imagem do estúdio.

por Bruna Mattos
Quantic Dream perde processo trabalhista; entenda caso

A Quantic Dream, a desenvolvedora responsável por games como Detroit e Heavy Rain, perdeu uma ação judicial trabalhista movida por um ex-funcionário.

No começo deste ano, jornais franceses levantaram informações e denúncias sobre o estúdio ser um ambiente de trabalho desfavorável – permeando situações de assédio moral e sexual, além de racismo. As matérias acusavam David Cage e Guillaume de Fondaumière de comportamento inapropriado e de contribuir para uma cultura geral dentro da empresa que envolvia piadas inadequadas.

Enquanto David Cage, que é fundador da Quantic Dream, negou as acusações, o estúdio moveu processos contra os jornais que veicularam as denúncias.

Segundo matérias do Le Monde, Canard PC e Mediapart, os colaboradores da Quantic Dream abrigavam 600 imagens editadas de forma a colocar os rostos de funcionários em fotos ofensivas (pornográficas e de soldados Nazistas, segundo o Eurogamer reporta).

O ex-funcionário que moveu a ação – e venceu – seria uma das pessoas afetadas por essas montagens, e não seria o único processando a empresa. O resultado judicial desfavorável para a Quantic Dream pode ser um indicativo de que as acusações, afinal, seriam verdadeiras. Enquanto isso, os processos do estúdio contra os jornais seguem na justiça.