Notícias

Que problemão! Just Cause 3 é removido da PS Plus do Brasil

Agora a cobra vai fumar mesmo.

por Daniel dos Reis
Que problemão! Just Cause 3 é removido da PS Plus do Brasil

É meus amigos, estamos diante de uma das maiores trapalhadas, para não dizer outra coisa, da Sony em muito tempo.

Na última semana, a empresa revelou seu line-up para assinantes do serviço PlayStation Plus. A polêmica ficou por conta da diferença entre os jogos oferecidos para assinantes norte-americanos e latinos. Enquanto os estadunidenses iriam receber Just Cause 3, nós brasileiros seríamos “agraciados” com Strike Vector EX.

A diferença, obviamente, gerou muitas discussões e revoltas dos jogadores. A principal reivindicação ficou por conta da segmentação entre continentes. Na ocasião, como você viu aqui, a empresa emitiu declaração dizendo “DE TEMPOS EM TEMPOS PODEM OCORRER DIFERENÇAS NOS CATÁLOGOS DAS REGIÕES”.

A declaração evasiva só serviu para potencializar as críticas. Você deve ter notado que a quantidade foi realmente muito alta.

E eis que hoje (1) a novela ganhou capítulos ainda mais polêmicos. Nesta tarde, quando todos já esperavam por Strike Vector, Just Cause 3 foi listado como “gratuito” na rede e não demorou muito para a novidade se espalhar.

Alguns acreditavam que a Sony havia ouvido as reclamações e então voltado atrás em sua postura. Já outros acreditavam em algum tipo de bug, já que Strike Vector Ex estava também listado para os norte-americanos.

De imediato procuramos informações oficiais junto a assessoria de comunicação que até este momento não nos retornou.

Mas a felicidade durou apenas algumas horas. Just Cause 3 já não está mais disponível para assinantes. Ou seja, tudo aponta para um erro no momento de disponibilizar o line-up.

Se o clima já estava tenso, agora as coisas realmente ficarão complicadas em outros níveis, já que um erro deste tamanho implicará em uma série de questionamentos mais profundos, até mesmo no sentido de direitos do consumidor.

Quanto aqueles que baixaram o título enquanto este estava ‘gratuito’, sofrerão algum tipo de sanções da empresa? Já que os termos da PlayStation Network explicam que a exploração de bugs ou erros são passíveis de banimento. Mas, neste caso, fica evidente que não se tratava de má fé ou qualquer coisa do gênero. A imensa maioria realmente acreditava que a empresa havia mudado de ideia e disponibilizado o jogo.

Já os que não baixaram por falta de tempo ou por qualquer outro motivo, estes se sentirão lesados, já que muitos estão desfrutando do game. É justo que muitos se divirtam enquanto outros não?

São apenas dois de muitos outros problemas que a Sony arrumou para si de forma gratuita. Não estaríamos neste ponto se Just Cause 3 tivesse entrado no line-up original, assim como aconteceu no exterior. A reputação da empresa, no que se refere a PlayStation Plus, estava subindo – Life is Strange e Until Dawn são prova. Agora, vai despencar ladeira abaixo.

E você, o que está achando disso tudo?