Notícias

Resident Evil 2 terá dificuldade “dinâmica” e ink ribbons estão de volta

Sistema de dificuldade do remake será semelhante ao de Resident Evil 4.

por Bruna Mattos
Resident Evil 2 terá dificuldade

Resident Evil 2 e outros jogos de survival horror, especialmente os mais antigos, eram marcados por uma maior dificuldade. Uma série de fatores contribuíam para isso, incluindo a câmera fixa e a escassez de recursos, comum do gênero.

A Capcom já demonstrou que o aguardado remake do clássico de 1998 vai ter muitos elementos do original renovados, contribuindo para uma ambientação familiar mas com toques inovadores. O mesmo vai acontecer com a dificuldade do jogo.

Em entrevista ao site VG247, os produtores do remake de Resident Evil 2, Yoshiaki Hirabayashi e Tsuyoshi Kanda, contaram que o game terá um sistema de dificuldade “dinâmica”.

Esse sistema foi implementado iniciamente em Resident Evil 4 e tornava o jogo mais fácil ou mais difícil dependendo do desempenho do jogador. Por exemplo, jogadores que gastam mais munição recebiam mais cartuchos no cenário ou dos inimigos mortos; em situações em que o personagem morria muitas vezes seguidas, o número de inimigos diminuía em tentativas seguintes. Em situações em que o jogador tem um desempenho muito bom, os inimigos se tornam mais resistentes ou numerosos.

O produtor explicou:

Com relação à dificuldade padrão, será ajustada baseada na performance do jogador. Eu acredito que se você se sair muito bem, a dificuldade aumenta bastante. Mas regulamos tudo para que não importa o quão bem você se saia, sempre haverá um senso de ameaça e tensão ali.

Resident Evil 2 também terá o sistema de salvamento de progresso baseado em “ink ribbons”, contou Tsuyoshi Kanda. No clássico, o jogador precisava recolher estes itens para poder registrar seu progresso em máquinas de escrever encontradas em locais específicos do cenário.

Aparentemente, este sistema será obrigatório apenas em dificuldades mais elevadas. Em Resident Evil 7, os salvamentos eram automáticos, feitos a partir de checkpoints, na dificuldade padrão. Em modos mais difíceis, o jogador precisava recolher fitas cassete para fazer o salvamento em gravadores.

Resident Evil 2 será lançado em 25 de janeiro de 2019.