Notícias

Resident Evil 3: Nemesis era para ser um spin-off

Capcom mudou a direção do desenvolvimento para suportar o ano fiscal de 1999.

por Raphael Batista
Resident Evil 3: Nemesis era para ser um spin-off

Resident Evil 3: Nemesis foi pensado, originalmente, para ser um spin-off da série. O livro “An Itchy, Tasty History of Resident Evil”, compartilhado pelo Polygon, revelou que o jogo desenvolvido em 1998 passou por mudanças drásticas até chegar ao produto final em 1999. A ideia inicial da Capcom estava longe daquilo que a companhia entregou aos consumidores.

Quando Resident Evil 3 começou a ser produzido em 1998, Shinji Mikami contratou um jovem roteirista, Yasuhisa Kawamura, para escrever o cenário do spin-off, mas que serviu como um prequel de RE2. O nome do projeto foi intitulado de “Resident Evil 1.9”.

A história de RE 1.9 foi criada para ser uma crônica de fuga da Raccon City infectada, mas após discussões com Mikami e Aoyama, foi decidido que Jill Valentine seria a protagonista em vez de introduzir um novo personagem.

A ideia de um prequel foi expandida e os produtores decidiram que o jogo seria ambientado antes de Resident Evil 2 na primeira metade do título, mas logo depois, assumiria os eventos após a aventura de Leon e Claire. Dessa forma, o game ganhou um novo codename, sendo referido como “Resident Evil 1.9 + Resident Evil 2.1”.

Foi somente em 1999 que a Capcom decidiu intitular o game como “Resident Evil: Nemesis”, um bom nome para um spin-off. Contudo, foi no inverno daquele ano que o gestor da empresa, Yoshiki Okamoto, reuniu-se com Kawamura e Mikami para dar o direcionamento final. O próximo título da franquia foi definido como “Resident Evil 3: Nemesis”.

Segundo Kawamura, a companhia queria o lançamento do jogo em 1999 para ser um grande título no ano fiscal e pudesse suportar o processo. Além disso, a Capcom não queria que Resident Evil 3 ofuscasse a chegada do projeto de Hideki Kamiya com Resident Evil 4 (que virou, posteriormente, Devil May Cry) e Resident Evil Code: Veronica.

Com o rebrand da marca e a definição do spin-off ser transformado em Resident Evil 3, a Capcom adicionou mais conteúdos e áreas inéditas (como Raccon City Park e Dead Factory). Dessa forma, a experiência se tornou um título verdadeiro da franquia.

“O jogo foi criado para ser um spin-off, então eu estava nessa ideia durante o desenvolvimento. Não estava esperando virar Resident Evil 3 no final”, declarou Kawamura sobre a decisão da Capcom no novo direcionamento da produção.

Os jogadores poderão reviver a experiência de Resident Evil 3 com a chegada do remake marcada para abri de 2020.