Notícias

Senado Federal abre votação! Você quer menos impostos nos games?

Hora de mostrar força!

por Daniel dos Reis
Senado Federal abre votação!  Você quer menos impostos nos games?

Começou tramitar no Senado Federal a PEC 51/2017 que isenta de impostos os jogos de videogames e, para tanto, a Casa abriu uma consulta pública para saber a opinião da sociedade sobre o tema. E com isso, questiona: você apoia essa proposição?

A medida está prevista em proposta aprovada nesta última quinta-feira (14) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). O texto aprovado pelo colegiado é um substitutivo do relator, senador Telmário Mota (PTB-RR), à sugestão legislativa (SUG 15/2017) apresentada em maio deste ano ao portal e-Cidadania, canal de participação política do Senado.

Tudo começou em maio deste ano de 2017 quando o cidadão Kenji Amaral Kikuchi, por meio de uma sugestão legislativa, propôs que os impostos sobre todos os games fossem reduzidos de 72% para 9%. Rapidamente a ideia ganhou adeptos, sendo designado o senador Telmário Mota como relator. Este, por sua vez, opinou pela concessão de imunidade tributária, já prevista na Constituição para outros setores, e pela aprovação da sugestão na forma de uma proposta de emenda à Constituição, que ainda precisa da assinatura de 27 senadores para começar a tramitar no Senado.

Apenas uma consulta

Vale ressaltar que a consulta pública não implica em redução imediata nos preços dos jogos de videogames. A sugestão de PEC 51/2017 ainda precisa conquistar adesão de outros senadores, para só então avançar para um debate mais amplo dos parlamentares.

Em outras palavras quer dizer que o caminho ainda é bastante longo. Entretanto, é importante trazer o tema para os centros das discussões. E você, claro, pode fazer sua parte. Se você for favorável, basta cobrar o senador do seu estado. É fácil, CLIQUE AQUI para saber quem é o seu represente e facilmente localizar um e-mail e telefone de contato.