Notícias

Shadow of the Colossus: desenvolvedores exaltam remake

Não é um simples remaster!

por Thiago Barros
Shadow of the Colossus: desenvolvedores exaltam remake

Quando Shadow of the Colossus rodar no PlayStation 4, a partir do próximo dia 6 de fevereiro, ele não será apenas uma remasterização do clássico de PlayStation 2, que também teve uma versão atualizada no PS3. Mas sim um remake. Em post do PlayStation Blog nesta sexta (26), entendemos um pouco sobre esse processo.

Marco Thrush, presidente da Bluepoint Games, estúdio responsável pela nova versão do jogo, explicou que a ideia não é só trazer Shadow of the Colossus de volta com gráficos mais bonitos. Afinal, isso já aconteceu no PS3 com o jogo de PS2. Por isso, acabou sendo necessário realizar algumas mudanças.

Com Shadow of the Colossus, estamos trabalhando em um remake — não é realmente uma remasterização. Um, porque já fizemos uma remasterização. E dois, pois está chegando o ponto onde, vindo do PS2 para o PS4, há certas expectativas. Apenas re-lançar o jogo da mesma forma que tínhamos no PS3 não faria justiça ao título. Ele merece mais. Temos sorte da Sony concordar com nosso posicionamento nesse sentido – afirmou.

Só que tudo o que vai ser diferente foi muito pensado. Peter Dalton, diretor técnico no novo Shadow, explica que o processo não foi nem um pouco fácil. Mas, no final das contas, chegou-se a um resultado em que muito do jogo original é preservado, passando somente por certas melhorias.

Temos muitos debates acalorados. Perguntamos a nós mesmos: o que o jogador acha cativante no jogo, e se as mudanças que estamos fazendo aumentam a sensação de nostalgia e amor, ou vão contra esse tipo de sentimento? – comentou.

Randall Lowe, produtor desta nova versão de Shadow of the Colossus, garante aos fãs que o processo pensou muito em manter o “feeling” que o jogo sempre deu a quem teve a oportunidade de jogá-lo. Só que com uma jogabilidade mais moderna, comparável a Uncharted, Horizon e jogos mais atuais.

Há coisas que decidimos que não iríamos mudar. Por exemplo, Wander parar para atirar com o arco. Tudo sobre Shadow é bem deliberado. A forma como Wander se move pelo mundo é pesada. Não é leve e rápida no estilo arcade normal. Ele carrega o peso de suas ações na forma como se movimenta. Fazer o jogo da forma como lembramos dele é a parte mais importante da missão que temos, independente de qualquer outra coisa – destacou.

E você, está ansioso para o novo SotC?

Confira o vídeo abaixo: