Notícias

Shadow of the Colossus para PlayStation 4 é remake completo

Remake feito do zero!

por Andrei Longen
Shadow of the Colossus para PlayStation 4 é remake completo

Uma das surpresas da conferência da Sony na E3 2017 foi o anúncio de Shadow of the Colossus para PlayStation 4. O trailer mostrado na apresentação, contudo, não deixava exatamente claro se o relançamento do clássico era uma remasterização ou um remake definitivo. Mas esta dúvida já não existe mais.

Em entrevista à revista japonesa Famtisu, Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios, confirmou que o jogo está sendo totalmente refeito para o console. Isso significa que o trabalhado da Bluepoint Games na conversão do game para a geração atual utiliza novas ferramentas e tecnologias de produção.

É um remake. O conteúdo do game é o mesmo da versão original, mas todos os os materiais estão sendo refeitos. Percebi que podíamos usar essa tecnologia de produção se nós fossemos transportar Shadow of the Colossus para o PS4. A Bluepoint é a desenvolvedora por trás das versões remasterizadas de ICO e Shadow of the Colossus no PS3. Então conhecemos bem o trabalho deles.

Yoshida ainda revelou na entrevista que Shadow of the Colossus para PlayStation 4 terá reajustes nos controles. A ideia é oferecer uma nova configuração de jogabilidade para jogadores mais modernos. Mas quem jogou nas antigas não precisará se preocupar: os comandos originais serão mantidos, sem qualquer tipo de mudança. Haverá, com isso, duas opções para escolher como jogar.

É o mesmo [estilo de jogabilidade], mas as preferências dos jogadores com controles muda com o tempo. Então estamos trabalhando em implementar uma maneira mais moderna de jogar. E, é claro, você vai ode jogar com a mesma sensação do original. Mas o que estamos fazendo é mostrar o quão incrível o trabalho original é, só que usando a tecnologia atual.

Obra-prima

Shadow of the Colossus foi originalmente lançado em 2005 no PlayStation 2. Criado por Fumito Ueda, o mesmo criador de The Last Guardian, e sua equipe na Team ICO, o jogo é considerado uma das maiores obras-primas da indústria.

Shadow of the Colossus será lançado no PlayStation 4 em 2018. Uma data mais específica será divulgada mais para o fim do ano. É bastante provável que essa informação apareça na PlayStation Experience 2017, evento que acontece em 9 e 10 de dezembro nos EUA.