Notícias

Yoshida ficou “horrorizado” em seu primeiro contato com God of War

Presidente da SIE Worldwide Studios testou demo "quebrada" do jogo e não ficou feliz.

por Bruna Mattos
Yoshida ficou

É inegável que God of War não somente é um excelente game, como também foi entregue para o público com bastante capricho. O jogo sofreu várias atualizações, quase que diárias logo após o lançamento, para corrigir pequenos bugs – apesar de existirem poucos relatos de problemas técnicos.

Só que nem sempre as coisas foram assim. Cory Barlog, o diretor de God of War, passou um verdadeiro sufoco durante o desenvolvimento do game. O relato aconteceu durante uma conferência na Devcom.

Em 2017, a Sony solicitou uma demo do jogo antes da PlayStation Experience, apenas para testes internos. Na época, a Santa Monica estava passando por alguns problemas com relação ao combate, especialmente com o ritmo e o fluxo de ações durante as batalhas. Outras questões técnicas também estavam pendentes e os desenvolvedores precisavam correr para entregar um resultado.

O fatídico dia em que a demo inicial seria testada chegou e ninguém menos do que Shuhei Yoshida foi até o estúdio experimentar God of War – Yoshida é “apenas” o Presidente da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios. Conforme Barlog relatou, as coisas não foram nada bem:

“A taxa de quadros estava horrível, tudo parecia péssimo. Ele estava jogando com os ombros encolhidos e balançava um pouco a cabeça, em negação. Definitivamente eu tive o sentimento de que ele não estava se divertindo nem um pouco enquanto jogava (…) ele nunca me disse o que achou”.

Barlog contou, ainda, que um amigo do estúdio teria encontrado Yoshida em uma festa e o executivo comentou:

“Ah, você está trabalhando em God of War? Eu preciso dizer, joguei o game outro dia e fiquei horrorizado”.

A reação e o comentário de Yoshida fizeram com que a equipe começasse a trabalhar para corrigir os problemas rapidamente e tentar reverter a má impressão inicial:

“Todo mundo teve que correr junto contra o tempo; não somente a equipe de combate, mas a da engine e a de renderização também. No fim das contas, deu certo. Ele jogou de novo e a gente pode ver as duas poses do ‘Shu’. Na segunda vez ele não estava ‘horrorizado’. Foi muito bom e estimulante”.

O esforço deu certo. God of War tornou-se campeão de vendas e “superou todas as expectativas” da Sony. As do Yoshida também, certamente.