Notícias

Sistema de ferramentas sociais de Overwatch reduziu toxicidade nas partidas

Jeff Kaplan apontou redução de quase 30% no comportamento tóxico nos chats do game.

por Bruna Mattos
Sistema de ferramentas sociais de Overwatch reduziu toxicidade nas partidas

A toxicidade é um problema sério em vários jogos online e uma preocupação constante para a Blizzard, desenvolvedora de Overwatch.

Jeff Kaplan, o diretor do game já chegou a afirmar que a toxicidade era tamanha que chegava a atrasar o desenvolvimento do jogo e a implementação de melhorias periódicas pela Blizzard, que precisaria “perder tempo” desenvolvendo uma série de medidas para combater o mau comportamento dos jogadores.

No entanto, o novo sistema de ferramentas sociais de Overwatch parece ter reduzido bastante a toxicidade nas partidas. A funcionalidade, implementada nas últimas semanas, adicionou a possibilidade dos jogadores encontrarem grupos e jogarem em uma das três principais funções oferecidas pelo game (tanque, dano e suporte).

Ainda, Overwatch também trouxe um novo sistema de “indicações”, em que os jogadores podem enviar elogios para membros da sua equipe ou até mesmo da adversária. Usuários podem receber indicações por serem bons aliados, líderes ou terem espírito esportivo.

Segundo Kaplan, as funcionalidades trouxeram uma redução significativa nas partidas de Overwatch. Em uma postagem nos fóruns dedicados ao game, o diretor apontou que o número de reclamações por comportamento tóxico nos chats apresentou queda de quase 30% na região das Américas.

“Vamos continuar a trabalhar e reforçar estas funcionalidades para torná-las melhores e explorar outros sistemas para melhorar o ambiente de gameplay”, disse o diretor de Overwatch.

Tolerância zero

Enquanto a Blizzard parece ter apostado em ferramentas que favorecem a boa vizinhança entre jogadores “educados”, a Ubisoft está adotando tolerância zero contra jogadores tóxicos.

Recentemente, a empresa implementou um algoritmo que suspende imediatamente jogadores que usam linguagem ofensiva nos chats de Rainbow Six Siege. O sistema, inclusive, identifica o tipo de vocabulário e aplica punições de acordo com a gravidade das ofensas. Discursos com conotação de preconceito racial e por orientação sexual já estão na mira da Ubisoft, e podem causar suspensões de dois, sete ou 15 dias, e se os casos forem bastante graves, o ban pode ser definitivo.