Notícias

Sobrevida: Sony garante suporte ao PS Vita até 2020

Sony planeja manter serviço atualizado por aproximadamente 2 anos

por Thiago Lima
Sobrevida: Sony garante suporte ao PS Vita até 2020

Notícia paradoxal aos amantes da plataforma portátil da Sony, causando alívio e apreensão quanto ao futuro da maquininha de games. Se por um lado sua descontinuação do PS Vita não foi decretada, suas atualizações já tem data para acabar: 2020.

A informação veio direto da Sony Interactive Entertainment, confirmando as especulações sobre a aproximação do fim do ciclo de vida do pequeno aparelho e mostrando que foi uma decisão difícil, por conta da importância do portátil para o portfólio da empresa.

Palavra do chefe

Ao mesmo tempo que a Sony apontou o início da fase final de outra plataforma de games da empresa, o PlayStation 4, que deve entrar em uma nova fase a partir de 2021, também falou sobre o futuro do PS Vita.

Tsuyoshi “John” Kodera, Presidente (CEO) da empresa, revelou para alguns sites especializados, como o Bloomberg News Japan e Mantan Web, o planejamento da empresa em relação ao portátil.

“Quero pensar em várias opções. A experiência de poder fazer tudo em suas mãos não pode ser perdida. Temos diversas considerações ainda a fazer e não podemos perder esse ponto de vista do usuário.”

Essa declaração é importante para o que pode acontecer sobre a possibilidade de criação de um produto que possa substituir o jogo “carregável” dos usuários e clientes da Sony.

Além disso, a declaração de Kodera vai de encontro a do seu antecessor no cargo, Andrew House, que já tinha tornado pública sua opinião sobre a descartabilidade dos jogos portáteis, defendendo a falta de oportunidades desse mercado.

Kodera também defende a posição de que não há uma competição de importância ou preferência dos jogadores entre os consoles de mesa e os portáteis, demonstrando que há espaço para jogos de qualidade e de boas experiências nas duas plataformas.

Suporte e atualizações do PS Vita

Por fim, Kodera falou sobre o que esperar sobre o futuro do PS Vita, estimando o tempo com o qual os jogadores do aparelho ainda contarão com suporte e atualização da empresa, especificamente publicado pela Mantan Web:

“Enquanto as vendas dos aparelhos já foram finalizadas na Europa e nas Américas, elas ainda acontecem no Japão e em diversos países da Ásia, mas estamos no caminho de finalizar com todos os serviços em até 2 anos (2020).”

Enquanto não há uma definição sobre o PS Vita ou um novo portátil para a Sony, só nos resta aguardar para saber se essa posição será a mantida pela empresa ou se novas reviravoltas sobre o assunto possa acontecer.