Notícias

Sony diz que “não quer comprometer a experiência” no PS4 com crossplay

Chefão da Sony acredita que o PS4 já oferece a melhor experiência possível.

por Bruna Mattos
Sony diz que

A Sony não vai mesmo permitr o crossplay em Fortnite entre jogadores do PlayStation 4 e outros consoles. Apesar de a empresa já ter declarado esta posição, finalmente os motivos teriam sido esclarecidos.

Segundo apurou o Independent, a Sony não irá ceder à pressão para aderir ao crossplay entre o PS4 e o Xbox One ou Nintendo Switch porque, segundo a empresa, estas pessoas estão tendo “experiências inferiores”. Permitir o crossplay poderia “comprometer” a experiência no PlayStation 4.

A declaração foi feita durante a Internationale Funkausstellung Berlin, um evento de tecnologia na Alemanha, pelo diretor executivo da Sony, Kenichiro Yoshida.

“Considerando o cross-plataform, nossa maneira de pensar é que o PlayStation é o melhor lugar para se jogar. Fortnite, eu acredito, fez uma parceria com o PlayStation 4, porque esta é a melhor experiência para os usuários. Nós já permitimos o cross-plataform para alguns jogos com PC e outras plataformas, mas decidimos isso considerando a melhor experiência para o usuário. Esta é a nossa forma de pensar no assunto”.

A decisão da Sony em não aderir ao crossplay com o XBox One ou o Switch em Fortnite gerou polêmica, especialmente depois de Microsoft e Nintendo anunciarem uma parceria, permitindo que os jogadores usassem suas contas da Epic Games nos dois consoles. O PS4 permaneceu de fora – caso um usuário fizesse login com seu perfil na plataforma da Sony, a conta estaria para sempre ligada ao PlayStation 4, sem poder ser usada em nenhum outro console. Muitos jogadores ficaram irritados e bombardearam as redes sociais com reclamações sobre a atitude da empresa.

1

Uma série de outros motivos podem estar por trás da decisão da Sony, além da vontade de proteger a experiência dos usuários. Um ex-funcionário já acusou a empresa de estar pensando apenas no dinheiro, enquanto um analista disse que a Sony jamais tomaria esta decisão sendo a líder do mercado nesta geração, com a maior base instalada e o maior número de usuários. Permitir o cross-play seria o mesmo que “ajudar” a concorrência.

Apesar das declarações polêmicas, Yoshida também disse que considera a concorrência com a Microsoft e a Nintendo algo “saudável” e que favorece o crescimento das empresas.