Notícias

Sony está notificando lojas e vendedores de contas fantasmas

por Daniel dos Reis
Sony está notificando lojas e vendedores de contas fantasmas

Há alguns meses havíamos noticiado AQUI que as contas fantasmas estavam sendo bloqueadas no PlayStation 4 e, parece que a Sony está fechando ainda mais o cerco contra a pirataria disfarçada. 

Novas informações dão conta de que a companhia japonesa está notificando de forma judicial as "lojas" que praticam este tipo venda. Ou seja, as lojas que vendem jogos digitais estão recebendo uma notificação por meio da representação jurídica da empresa e tudo se encaminha para um processo judicial.

A imagem abaixo ilustra o "recado":

Notificação Sony

A mensagem informa que o vendedor em questão está violando as propriedades intelectuais da Sony e "pede" a imediata remoção dos conteúdos.

Apesar de muitas das supostas lojas afirmarem, categoricamente, que os jogos vendidos por elas são originais, a venda é totalmente ilegal e fere os termos de uso da PlayStation Network. Portanto, é pirataria sim!

De acordo com os termos de uso que todos nós assinamos  (Você leu o contrato? )ao entrar na PSN, os jogos digitais são de uso estritamente pessoais e intransferíveis ou seja, não podem ser vendidos, emprestados ou compartilhados com nenhuma outra pessoa a não ser em seus outros consoles que usam O MESMO usuário.

Acontece que muitos espertinhos utilizam (ou utilizavam) um artifício de compartilhamento de jogos, permitindo que um mesmo jogo fosse instalado em outros consoles através das contas fantasmas, reduzindo substancialmente o valor pago por unidade do game.

Pois bem, esta prática é ilegal e gera prejuízos econômicos e intelectuais para Sony, lojistas, revendedores, distribuidores e jogadores. Enfim, toda cadeia produtora/consumidora é lesada. Afinal, todos pagamos (e muitos) impostos e não é justo que alguns se beneficiem em detrimento de outros.

Cabe ressaltar que não estamos justificando os altíssimos preços dos jogos no Brasil. Reforçamos apenas que a pirataria não é o melhor caminho para buscarmos preços mais justos e acessíveis.

Além das lojas, os advogados da Sony também estão notificando vendedores do Mercado Livre. Inclusive, vários notificados já encerraram suas atividades no site de vendas.

Se você foi lesado e não sabia que a venda de contas fantasmas era ilegal, você deverá tentar reaver seus direitos, tentando contato direto com quem lhe vendeu. Várias pessoas entraram em contato conosco solicitando informações de como proceder nestes casos e como agir. Nossa resposta para estes é que o consumidor tente o diálogo com a vendedora.

Por outro lado, se você tinha conhecimento de que a prática era ilegal e mesmo assim resolveu arriscar, as notícias não são boas. Você perdeu mesmo seu dinheiro.

Além disso, parece que a Sony vai restringir ainda mais o uso de um mesmo usuário em vários consoles. Ao que tudo indica, isso também será bloqueado em breve. Aguarde mais informações.

E aí, qual sua opinião a respeito?

Fontes: ACIGAMES, Drops de Jogos