Notícias

Volta ao clássico? Patente da Sony sugere que PS5 pode usar cartucho

Patente foi registrada no órgão do Brasil, mas não ganhou detalhes sobre o uso.

por Raphael Batista
Volta ao clássico? Patente da Sony sugere que PS5 pode usar cartucho

Já imaginou retornar à época onde se assoprava um cartucho de um jogo para fazer ele funcionar? Claro que isso não deve ser uma realidade no futuro, mas a Sony pode ter planos para o formato da mídia. A empresa registrou uma patente (divulgada pela LetsGoDigital – o mesmo site que descobriu os dev kits do PS5) de um cartucho desenhado pelo próprio Yujin Morisawa, diretor sênior de arte da companhia.

A patente foi registrada em junho deste ano no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O que chama a atenção é justamente a criação ser atribuída a Morisawa. O designer é responsável por todos os produtos associados à marca PlayStation, o garante uma certa importância.

1

Pra que o cartucho?

O grande mistério é a funcionalidade do cartucho. A patente não oferece muitos detalhes sobre o uso do produto. As especulações feitas pelo site Gamerant apontam que o produto possa ser utilizado no PlayStation 5 para algo específico, como ser uma mídia alternativa aos discos blu-ray.

No título da patente, o cartucho é definido como “uma mídia de armazenamento de dados”. A descrição deixa margem para justamente acreditar que os jogos possam ser instalados no produto funcionando como um HD externo.

2

Um fato curioso é que os consoles da Sony nunca utilizaram cartuchos. Quando o PlayStation One surgiu, um dos grandes atrativos foi justamente a oferta dos jogos em CDs. Desde então, a mídia tornou-se quase que unânime para os videogames.

Sony se prepara para o PlayStation 5

O PS5 foi confirmado oficialmente pela Sony e chegará às lojas no fim de 2020. Uma das novidades prometidas para a plataforma é a retrocompatibilidade.

O engenheiro do PS4, Mark Cerny, garantiu que games da atual geração poderão ser desfrutados na próxima. Além disso, especulações apontam que os jogos de todos os aparelhos PlayStation anteriores irão rodar no PS5.