Notícias

Sony registra patente para “PlayStation VR wireless”; entenda

PlayStation VR sem fios pode ser o "próximo passo" da tecnologia da Sony.

por Thiago Lima
Sony registra patente para

Se existe um problema que atrapalha os donos de PlayStation VR de se divertirem mais com seu gadget, esse seria a dificuldade de lidar com os muitos cabos do acessório.

Mas esse obstáculo parece estar com os dias contados. Uma nova patente da Sony, descoberta por internautas, aponta para a chegada de um capacete de realidade virtual sem fios, que pode tornar a experiência do usuário ainda mais dinâmica.

A descoberta

Tudo começou com a revelação de que a Sony solicitou o registro de duas novas bandas de frequência para utilização com o sistema do PlayStation 4. Ambas com a função de localizar e registrar os movimentos dos jogadores.

Essas frequências, de acordo com o pedido de patente, são capazes de perceber mudanças nos movimentos dos usuários com muito mais velocidade do que o modelo utilizado atualmente, em conjunto com o PlayStation VR.

É uma linguagem complicada de se entender, principalmente para os usuários comuns de games, mas aplica uma nova modalidade de reconhecimento de ambiente e uma tecnologia mais avançada de captação de movimentos.

1


Mas de acordo com as imagens divulgadas com o pedido, as imagens e os movimentos são intercambiados com o console por meio de uma pequena “caixa”, sem ligação direta com o headset.

Os cabos se restringem a ligação da “caixa” com o console, que parece ser feita por USB e um outro cabo que a liga ao sensor de movimento, que no caso da imagem está acima da televisão.

Uma nova tecnologia ou um novo PlayStation VR

O que não ficou claro, nas imagens ou nos documentos da patente expostos até o momento, é se essa tecnologia será acessória aos modelos já existentes de PlayStation VR ou se será um equipamento totalmente novo, incluindo o headset.

Sendo assim, não sabemos se pode ser um PlayStation VR 2, ou um equipamento para ser entregue somente depois do lançamento de um eventual PlayStation 5.

Ainda existe a possibilidade, como acontece em muitas empresas de tecnologia, da patente nem sair do papel e ser simplesmente substituída por uma outro modelo mais sofisticado e eficiente.

Mas o que fica claro é que uma das explicações usadas pela Sony para não criar um equipamento sem fios, a latência (velocidade de comunicação e resposta), parece ser um dos focos de trabalho da empresa.

Outras novidades podem chegar para o PlayStation VR

Vale ressaltar que outras tecnologias vêm sendo estudadas para o acessório. Em setembro de 2018, outro pedido foi identificado, dessa vez com a capacidade do headset “ler” alguns indicadores de saúde do usuário, alertando-o para a necessidade de uma pausa no gameplay para se recuperar.

Infelizmente, nenhuma dessas patentes tem suas tecnologias com previsão de lançamento. Mas de certo é que muito usuários aguardam a chegada de um aparelho sem fios para adquirir o acessório.