Notícias

Sony está unificando as operações da PlayStation Store

Jim Ryan já havia antecipado que a empresa passaria por mudanças para chegada do PS5.

por Raphael Batista
Sony está unificando as operações da PlayStation Store

A Sony está atuando em um modelo de negócios mais centralizado. Jim Ryan, o chefe-executivo da divisão PlayStation, revelou que a infra-estrutura da empresa está sendo reformada principalmente para o lançamento do PS5. As subdivisões de PlayStation (USA, LATAM, Europa e Japão) aos poucos vão se tornando uma só e a PlayStation Store já dá indícios de como isso vai funcionar.

Frequentemente, as promoções da PlayStation Store eram diferentes para cada território. Os jogos selecionados para receber descontos não eram os mesmos nas regiões dos Estados Unidos e Europa, por exemplo. No entanto, nesta semana, as categorias “Escolha dos Críticos” e “Onda Retrô” ficaram disponíveis em todas regiões de forma igual.

No momento, os executivos não deram detalhes ou mesmo garantiram a unificação completa. O próprio Ryan já explicou que este formato, ainda que mais centralizado, terá um espaço para as “particularidades de cada região e preferências dos jogadores”.

O executivo deu como exemplo do lançamento de Marvel’s Spider-Man. O marketing atuou de forma global em vez de ter sido promovido de formas variadas por regiões. Futuramente, as execuções regionais vão ser importantes para os jogos, com destaques para aquilo que os jogadores têm escolhido durante o tempo de jogatina.

Um exemplo mais claro disso pode ser visto nas redes sociais de PlayStation, toda comunicação vem sendo bem parecida. Se por um lado parece ser uma estratégia para tornar a operação mais enxuta e uniforme, por outro as equipes locais acabam se tornando pouco flexíveis. Veremos como isso se dará no futuro.