Notícias

Square Enix adotará conceito de ‘jogos como serviço’

Mudança de paradigma.

por Thiago Barros
Square Enix adotará conceito de 'jogos como serviço'

“Jogos como serviço” é a expressão do momento na Square Enix. A empresa, que irá lançar uma expansão multiplayer para Final Fantasy XV no dia 31 de outubro, mais de um ano após o lançamento do game, vislumbra um futuro em que os títulos terão uma maior durabilidade. GTA V, por exemplo, seria um baita título para servir como referência desse pensamento.

Faz muito tempo desde os dias em que os jogos para um jogador eram o principal e os jogos multijogador eram secundários. Hoje, os jogos multijogador assumiram a liderança, e se tornou padrão os jogos serem desenhados para serem jogados a longo prazo“, disse Yousuke Matsuda, presidente da Square Enix.

O conceito é basicamente esse: criar experiências que envolvam múltiplos gamers e não acabem rápido. Com o lançamento da DLC multijogadores de Final Fantasy XV, a Square Enix parece querer testar essa ideia em um dos seus principais jogos recentes. Assim, conseguirão ter uma noção melhor do que fazer para os seus futuros lançamentos.

Vale lembrar que isso não tem nenhuma relação com tornar o acesso aos games algo feito por streaming, como um Netflix ou Spotify da vida. Essa também é uma ferramenta poderosa, que muitas empresas estão considerando para o futuro, mas que ainda depende de muito estudo, além de melhorias na tecnologia em geral, para que se torne popular em todo o mundo.