Notícias

Square Enix não acredita na transição rápida dos gamers para o streaming

Presidente da companhia acredita que modelos tradicionais oferecem um ambiente estável garantido.

por Raphael Batista
Square Enix não acredita na transição rápida dos gamers para o streaming

O streaming de jogos é considerado por muitos o futuro da indústria, mas a Square Enix não acredita que será simples. Em entrevista ao Games Industry, o presidente da empresa diz que vai demorar até isso se popularizar. O motivo? A Internet. Para ele, a falta de uma qualidade padrão de conexão deve dificultar o processo de adesão ao recurso.

Para as pessoas que já jogam games nos consoles ou PC, acredito ser improvável a mudança brusca para o ambiente de streaming. Eu digo isso porque as plataformas convencionais oferecem um cenário estável e ótimo. Como o serviço será lançado agora, ainda não está claro como a experiência do gameplay será. Acho muito difícil para a comunidade repentinamente optar por esta funcionalidade.

Contudo, Matsuda acredita que a tecnologia irá, sim, alcançar outra parcela de jogadores. O streaming pode ser interessante para aqueles que não possuem consoles ou PC, mas são assíduos expectadores de gameplays no YouTube ou Twitch.

Quando você pensa em quantas pessoas assistem aos jogos por transmissões ao vivo, você percebe que existe uma boa quantidade de pessoas desejosas na participarem, mas não são capazes de investir num console. Ainda sim, elas também querem jogar.

O assunto de transmissão de jogos pela nuvem ainda é controverso. Enquanto muita gente defende que o modelo tradicional é insubstituível e sempre estará presente, outros grandes estúdios acreditam na funcionalidade como o futuro da indústria.

Com o lançamento do Google Stadia marcado para este ano, as discussões sobre o assunto se acentuaram. Você concorda com o executivo da Square Enix? Vê dificuldade na adesão aos serviços desse tipo por causa da conexão na internet?