Notícias

Square Enix pretende lançar todos seus jogos antigos no formato digital

CEO revela alta demanda por jogos clássicos. Serviços de streaming são uma opção.

por Hugo Bastos
Square Enix pretende lançar todos seus jogos antigos no formato digital

Em entrevista recente ao site GameInformer, veiculada pelo VG247, o Presidente e CEO da Square Enix, Yosuke Matsuda declarou que a procura por mais jogos clássicos da empresa tem sido grande. O executivo revelou, assim, que a companhia desenvolve atualmente um projeto interno para ports e remakes de toda sua imensa biblioteca.

Sem entrar em detalhes, Matsuda destacou que seu foco é trazer todo catálogo a uma variedade de plataformas. Apesar de ser inimaginável um tratamento como o feito em FF VII Remake a cada título, o executivo destaca que o intuito é tornar jogos mais antigos facilmente acessíveis.

A demanda por eles aumentou consideravelmente. Contudo, a empresa enfrenta certas dificuldades em alguns aspectos. “Em determinados casos, está sendo muito difícil encontrar o código [original do jogo]. (…) Você não pensava em vende-lo a longo prazo. Era ali e acabou”, diz.

O CEO também não entrou em detalhes sobre quais títulos estariam “perdidos”. Mas revelou um caso particular, em que um dos desenvolvedores tinha o código em seu PC, e o levou consigo após deixar a companhia. “Felizmente, fizemos uma busca e o recuperamos”, finaliza.

Streaming é uma opção para Square Enix

Uma das opções consideradas pela empresa seria criar um serviço dedicado de streaming ou de assinaturas, o que facilitaria o processo. Yosuke Matsuda também levantou essa possibilidade, vez que muitas empresas já a estão explorando, mesmo aquelas que sempre trabalharam com desenvolvimento.

É o caso da Bethesda, que anunciou seu serviço Orion, durante sua apresentação na E3. “Penso que todos estão indo nessa direção, então temos que ser proativos e considerar essa opção”. Contudo, pode ser que este não seja o caminho adotado.

A companhia também estuda a viabilização um serviço de downloads exclusivo, com um modelo de assinaturas.

Seja qual for o modelo de negócios, o foco é um só: disponibilizar todo catálogo de jogos. Vale lembrar que essa biblioteca é colossal, pois compreende tanto os jogos das antigas Squaresoft e Enix, gigantes desenvolvedores de jogos de RPG nas décadas passadas, antes da fusão.