Notícias

THQ Nordic anuncia compra do estúdio Piranha Bytes

Desenvolvedora continua independente, mas THQ Nordic possui os direitos das propriedades intelectuais.

por Raphael Batista
THQ Nordic anuncia compra do estúdio Piranha Bytes

A THQ Nordic realizou mais uma aquisição. Desta vez, a editora austríaca adquiriu o estúdio Piranha Bytes, responsável pelos jogos: Gothic, Risen e Elex.

Os valores da transação não foram revelados, mas alguns termos da compra são públicos. A aquisição inclui todas as propriedades intelectuais criadas e/ou em desenvolvimento pela Piranha Bytes. O preço da aquisição seria o equivalente a “três anos de gerência estimando os pagamentos de royalties para a Piranha para os futuros títulos.”

Por meio do site Gematsu, o CEO da THQ Nordic, Lars Wingefors, ressaltou a importância da Piranha Bytes como um estúdio forte e competitivo. A aquisição, inclusive, faz parte da estratégia em adicionar jogos ao catálogo de RPG.

A Piranha Bytes é um dos estúdios germânicos mais icônicos. As três IPs – Gothic, Risen e Elex – se provaram bem-sucedidas e são grandes adições ao nosso portfólio. Esperamos trazer toda a equipe para família, que recebeu o status lendário pela comunidade RPG para contemplar os fãs com novos jogos no futuro.

O presidente da Piranha Bytes elogia o relacionamento saudável entre as companhias. E apesar da aquisição, o estúdio vai trabalhar de forma independente, com “total liberdade criativa”.

Temos um relacionamento de longa data com a THQ Nordic e estamos animados com essa nova parceria. Eles possuem uma vasta experiência no desenvolvimento e publicação de jogos, e estamos convencidos que são os parceiros perfeitos para levar a Piranha Bytes para o próximo nível. É uma oportunidade única de continuar criando RPGs memoráveis e de grande impacto, agora fazendo parte da família THQ Nordic.