Notícias

Uncharted 4: um fenômeno de marketing

por Thiago Lima
Uncharted 4: um fenômeno de marketing

Que Uncharted 4 é a principal notícia do momento todo mundo sabe. Mas, poucos sabem da estratégia do Sony e distribuidoras para levar o game de Nathan Drake ao topo das listas dos mais vendidos pelo mundo.

Mesmo adiado algumas vezes e antecipando o fim da aventura de Drake, o game vem sendo e será alvo de uma das maiores campanhas de marketing da história do PlayStation, principalmente nos países da Europa e nos Estados Unidos.

Essa campanha envolverá diversas maneiras diferentes e inovadoras de promover o game. De cara, já será o jogo com maior número de cópias disponibilizadas em lojas físicas, onde muitas contarão com decoração exclusiva sobre o jogo e imagens em tamanho real de Nathan Drake.

Uncharted 4_vazado_1

Aqui no Brasil a expectativa não é muito diferente. Os varejistas aguardam com certa ansiedade a chegada do game para movimentar suas vendas e devem seguir a tendência de outros países de dedicar parte da decoração de suas lojas ao lançamento do jogo.

Na internet, para as vendas on-line, a expectativa também é aliada dos comerciantes. As pré-vendas são anunciadas em sites (hot-sites) praticamente exclusivos, prometendo um bom número de vendas até o dia do lançamento.

Todo esse marketing e expectativa tem seu lado negativo. Na Europa já aconteceram assaltos violentos em busca de carregamentos do jogo. Já nos Estados Unidos, alguns felizardos já receberam os jogos que compraram em pré-venda na Amazon. Ambos os fatos prejudicam a promoção do game, que deixa de ser exclusivo para os que esperaram a data de lançamento.

Uncharted 4

Sem dúvida, Uncharted 4 será um lançamento muito importante para a Sony, o maior do PlayStation 4 até o momento. Todos os meios possíveis serão utilizados para que o jogo seja visto e lembrado em todas as lojas, sejam elas reais ou virtuais.

Uncharted 4: A Thief’s End está com data de lançamento confirmada para o dia 10 de maio.

Veja mais um pouco das ações de marketing de Uncharted em: