Notícias

Vaga de emprego sugere “jogos em nuvem” no PlayStation 5; entenda

Empresa japonesa busca por profissionais para trabalhar com cloud gaming.

por Daniel dos Reis
Vaga de emprego sugere

2019 promete intensificar as especulações e rumores sobre um eventual novo PlayStation. Que a Sony já trabalha, em parceria com a AMD, em um novo console não é novidade para quase ninguém. Ficam só as dúvidas sobre um período de lançamento e das capacidades de processamento do aparelho.

E um novo movimento da japonesa acabou levantando novas suspeitas. A empresa publicou postos de trabalho, específicos para divisão PlayStation, onde busca por engenheiros de software para compor a equipe de Cloud Gaming, responsável pelos jogos em “nuvem”.

Como parte da Sony Interactive Entertainment, a equipe de Engenharia e Infraestrutura de Cloud Gaming (CGEI) está liderando a revolução dos jogos na nuvem, colocando videogames com qualidade de console em qualquer dispositivo.

Como engenheiro de software da equipe de engenharia de nuvem da CDN, você terá um papel fundamental no design e no desenvolvimento de sistemas distribuídos, o que ajudará a criar uma rede mundial de distribuição de conteúdo. Esta é uma função de liderança técnica na qual você estará liderando iniciativas interessantes e trabalhando com engenheiros talentosos para fornecer soluções de ponta para nossos usuários finais.

Ou seja: é bem provável que o novo PlayStation ofereça como parte dos recursos a entrega de jogos por streaming. Ou não só isso, algumas tarefas podem ser processadas nos servidores cloud e transmitidas aos aparelhos, protinhas para exibição. O próprio PS Now já é um bom exemplo.

Até a AMD já havia indicado que a Sony pretende inserir no PlayStation 5 uma espécie de “molho secreto”, que seria um diferencial do console. Isso, por enquanto, é um grande mistério. Talvez seja o cloud gaming…talvez.

Novidades sobre isso devem vir mesmo em algum momento de 2019, provavelmente em eventos próprios da Sony.