Notícias

Vai participar? Bethesda lança campanha para ‘salvar os jogos single-player’

Não deixe single-player morrer, não deixe esse modo acabar…

por Thiago Lima
Vai participar? Bethesda lança campanha para 'salvar os jogos single-player'

Se a Sony já enxergou a importância de manter jogos do estilo single-player em seu catálogo no futuro, a Bethesda foi além. A produtora lançou, na última semana, uma campanha que emplaca o slogan “salvem o player 1” com a hashtag #SavePlayer1 nas redes sociais.

E para alcançar tal objetivo, nada melhor que convidar algumas celebridades para gravarem vídeos que valorizam a importância do gameplay solitário, como nas grandes campanhas internacionais.

Humor com assunto sério

É isso mesmo, a Bethesda buscou um modelo de campanha, como a feita nos Estados Unidos, para o salvamento de animais em processo de extinção e gravou seu primeiro vídeo, com a participação de Lynda Carter, a Mulher Maravilha dos anos 1970.

Cheio de frases de efeito, o vídeo confirma a necessidade de “salvamento dos single-players” e como devemos resgatar essa experiência que “vem se perdendo com o tempo”, mas tranquiliza os jogadores ao afirmar que a empresa “está aqui para ajudar”.

Pode soar como uma paródia, mas o assunto é sério segundo a empresa, que se diz triste com a quantidade de lançamentos, apoios oferecidos e expectativas de jogadores guardadas em jogos, quase que exclusivamente, multiplayer.

Esse é o caminho escolhido pela Bethesda para chamar atenção dos gamers para a importância dos jogos single-player. Confira o ponto de vista da empresa:

No jogo, como na vida, tudo se baseia em interações sociais – um tempo para se juntar a outras pessoas por uma causa comum, ou para exorcizar alguns demônios. Mas algumas vezes, você só precisa de um tempo afastado. Um lugar onde você pode escapar dos vícios da vida cotidiana. É aí que um grande single-player entra.

Houve um tempo em que esse tipo de experiência dominava nossos territórios de jogos. Mas, recentemente, com a ascensão dos multiplayers, os single-players estão diminuindo em número e qualidade. Ainda assim, a comunidade continua clamando por esse tipo de jogo, bem como a mídia vem lamentando o fim gradual do jogo solitário. Mas não tema! Bethesda está aqui para ajudar. Em um novo vídeo lançado no The Game Awards, estrelando ninguém menos que Lynda Carter, nós compartilhamos nossa visão pela salvação do single-player.

Então, enquanto você jogar Wolfenstein II: The New Colossus, The Evil Within 2, Prey, Dishonored 2, DOOM, Fallout 4: Game of The Year, Skyrim Special Edition – ou todos ao mesmo tempo – fique seguro que a Bethesda te dá uma cobertura com jogos aclamados, vencedores de diversos prêmios de modo single-player, isso é tudo o que você precisa.

Esse movimento surge logo após a decisão da EA Games em fechar sua sucursal, produtoras de jogos single-player, a Visceral Games, que vinha trabalhando em um jogo de Star Wars.

É interessante conhecer o posicionamento de outras gigantes do mercado, quanto a valorização do modo single-player, mesmo quando essa empresa também possui jogos multiplayer em seu catálogo, como Elder Scrolls Online.