Notícias

Vendas digitais já são o triplo das físicas nos Estados Unidos, diz relatório

Será o fim das mídias físicas?

por Thiago Barros
Vendas digitais já são o triplo das físicas nos Estados Unidos, diz relatório

De acordo com dados de um novo relatório da Entertainment Software Association, as vendas de jogos em formato digital já movimentaram praticamente o triplo de dinheiro das cópias físicas nos Estados Unidos em 2016. Mais precisamente, segundo os dados da ESA, 74% das vendas no país foram de “assinaturas, jogos completos, add-ons, aplicativos móveis e redes sociais”.

Ou seja, apenas 26% das vendas foram de jogos tradicionais, em caixas; as chamadas cópias físicas. Juntas, as categorias renderam um total de 24,5 bilhões de dólares no mercado estadunidense. Além disso, 3,7 bilhões de dólares extras vieram das vendas de hardware e mais 2,2 bilhões de dólares saíram da área de realidade virtual. Um total de mais de 25 bilhões de dólares.

1

Desde 2010, a venda de jogos digitais só cresce nos Estados Unidos. Naquele ano, eles eram apenas 31% das vendas. Para Blake Jorgensen, CFO da EA, os lançamentos de cópias físicas à meia-noite, como era (e ainda é um pouco) tradicional no país, em breve, será “coisa do passado”. Segundo ele, a “conveniência” dos jogos digitais é enorme e um grande diferencial.

Uma prova de que ele pode estar certo é que a GameStop, uma das maiores redes de venda de games do mundo, está diminuindo o número de lojas e investindo mais no mundo digital. Mas não importa se físico ou digital, o público americano segue consumindo muitos games. De acordo com o estudo, 67% das casas têm um aparelho capaz de rodar jogos, e a média do gamer americano é de 35 anos de idade.

A pesquisa foi realizada pela empresa de pesquisas Ipsos, que entrevistou mais de 4 mil famílias. Os dados completos podem ser vistos aqui.