O site GamesRadar, em parceria com Hazelight Studios, revelou hoje (12) um novo trecho de jogabilidade do co-op interativo A Way Out. Ambientado em um hospital, o vídeo revela momentos intensos de uma fuga da dupla de prisioneiros Leo e Vincent.

O gameplay reforça um dos aspectos mais curiosos do game: a alternância, sem interrupções, entre jogadores. Com isso, os participantes devem ficar muito atentos ao seu momento de “entrar em cena”. A demonstração enfatiza ainda a interação com objetos, lutas corporais, momentos onde é necessário agir com mais cautela e muito mais. Acompanhe:

Dos mesmos criadores de A Tale of Two Son, a Way Out é um jogo exclusivamente cooperativo (não há single-player) onde você assume o papel de um dos dois prisioneiros em uma fuga da prisão. “O que começa como uma fuga eletrizante rapidamente se transforma em uma aventura imprevisível e dramática, diferente de tudo que você jogou antes.“, garante o estúdio.

A Way Out é uma experiência que deve ser vivida por dois jogadores. Cada jogador controla um dos personagens principais – Leo e Vincent – em uma aliança relutante para fugir da prisão e ganhar a liberdade.

Não é como jogos da Telltale

Apesar do gameplay destacar algumas interações no estilo “Telltale” de ser, Josef Fares, produtor garante que se trata de uma experiência bem diferente. Segundo ele, os jogos da Telltale e da Quantic Dream não são tão cativantes quanto poderiam. Para o libanês, jogos assim não dão tanta liberdade ao jogador. Afinal, ele é até responsável pelas decisões, mas quase não joga de fato.

Esses jogos são muito passivos para mim. Eu gostaria de ter mais controle. Você controla a história, ok, mas enquanto você está fazendo isso e afetando as decisões, na verdade, de certa forma, você também não está, sabe? A Way Out não é assim. Uma comparação da perspectiva cinematográfica pode até ser feita, o modo de jogar, porém, não – afirmou, em entrevista à Edge Magazine.

A Way Out: dois jogadores, uma cópia

Para somar pontos positivos ao futuro título, em entrevista publicada no PlayStation Blog, Josef Fares comentou que para que dois amigos joguem online, será necessário apenas uma cópia do jogo.

Isso mesmo. Somente uma pessoa precisa adquirir uma cópia de A Way Out e convidar outra para jogar. Aquele que não possui o jogo poderá baixar o passe livre para amigos de teste e começar o gameplay.

Estamos super empolgados por poder permitir que amigos curtam o game juntos, e apenas um deles tem que comprar o jogo. Basicamente, se você comprá-lo, seu amigo baixa o passe livre para amigos de teste, e então você pode convidá-lo para jogar tudo com você de graça. E sim, digo literalmente de graça.

O lançamento está programado para 23 de março.