Novidades

Adeus, guerreiro! Sony encerra fabricação de PlayStation 3 no Japão

por Daniel dos Reis
Adeus, guerreiro! Sony encerra fabricação de PlayStation 3 no Japão

A Sony revelou que vai encerrar a produção do saudoso PlayStation 3 no Japão. A notícia crava o início do “fim” do console que viu suas vendas cairem muito após a chegada do PlayStation 4. Na verdade o processo é bastante natural e até levou mais tempo que o esperado para acontecer.

Se por um lado a notícia é um pouco triste, já que o PlayStation 3 foi um importante console e muitos ainda desfrutam de horas de diversão, por outro ela pode ser encarada com boas perspectivas: a partir de agora a companhia japonesa poderá concentrar ainda mais esforços no PlayStation 4, o que pode resultar em outras novidades.

A companhia não informou uma data específica, mas disse que “em breve” as linhas de produção-montagem do aparelho no Japão serão encerradas.

No Brasil

O PlayStation 3 também é fabricado-montado no Brasil. Por enquanto, a filial brasileira ainda se não manifestou sobre o assunto. Ao que parece, a produção seguirá dentro da normalidade no Brasil.

Por aqui, a estratégia ainda é manter o PlayStation 4 Slim e o PlayStation 3 nas prateleiras por um bom tempo.

PS3

Lançado em 2006, o PlayStation 3 teve um começo muito complicado. Fatores como: hardware complexo e preço muito acima do esperado, fizeram com que o console perdesse grande fatia do mercado.

A Sony além de perder bilhões com o processo fabril, viu seu principal concorrente cair no gosto do consumidor e dominar o mercado.

Somente após a chegada de exclusivos de peso como: Uncharted 2, God of War 3, Heavy Rain, inFAMOUS 2, Metal Gear Solid 4, etc é que o cenário começo a mudar e os ventos se tornaram mais favoráveis para empresa.

1
Modelo FAT do PS3, apesar de muito caro, era bonito.

E, bem ao final da sétima geração, o PlayStation 3 conseguiu empatar, em vendas, com seu principal concorrente e, por pouquíssima margem, conquistar a segunda posição do mercado logo em seguida. Segundo o VGChartz, foram vendidas quase 87 milhões de unidades do videogames.

Obrigado, querido amigo!