Los Angeles (CA) – Desde seu anúncio no ano passado, Detroit: Become Human vem gerando grande curiosidade nos gamers. Nesta E3, foi possível testar o jogo em uma série de locais. Nesta quarta, tivemos a oportunidade de jogá-lo no booth de PR feito pela Sony no Los Angeles Convention Center, e ele mostrou que pode ser um marco para os games da nova geração.

O enredo de Detroit foi mais detalhado no trailer exibido na apresentação da Sony. A presença de Marcus como líder de um grupo de andróides que deseja se rebelar contra os humanos. Neste cenário, as decisões do jogador irão afetar diretamente os planos futuros dos personagens. Quase um “Você Decide” do PlayStation 4, mas onde você define não só o fim, como o início e o meio também.

Pois bem, mas é basicamente “só isso”. Pelo menos, foi a impressão que o teste que foi liberado na E3 2017 passou. Esqueça grandes movimentações, trocar tiros, fazer aquilo que se espera de um jogo em terceira pessoa com uma temática assim, como inFAMOUS, por exemplo. Se era isso que você esperava de Detroit, péssima notícia. É algo bem menos agitado.

O teste disponibilizado foi na missão Hostage, aquela do trailer da E3 de 2016, com a cena final sendo o que um andróide irá fazer com uma menina humana, à beira de se jogar de cima de um prédio. Até chegar lá, você vai passando por uma série bem legal de cenas, com lindos gráficos, onde precisa investigar pistas e encontrar mais detalhes do que está acontecendo.

É quase um point and click. Você até anda um pouquinho, mas quase nada. Sempre acaba chegando a um lugar onde entra uma cutscene ou uma janela mais próxima, para investigar. Lembra a jogabilidade de Heavy Rain e um pouquinho do jogo para PlayStation VR do Batman – apesar de ser um pouco mais dinâmico do que isso. E o que isso quer dizer?

Que Detroit: Become Human pode fazer história e gerar tendência com mais jogos assim, com grande foco no enredo e nas decisões do jogador, ou pode se tornar algo que não caia no gosto do público mainstream por não ter a quantidade normal de ação. O que vai acontecer? Se o jogo final será totalmente assim como essa demo? Só saberemos quando ele for lançado; mas ainda não há data para isso.