Novidades

Final Fantasy: clássicos podem ganhar novos remakes no futuro

Toca aqui o/ quem ficaria feliz com remakes de Final Fantasy 6, 8 e 9!

por Andrei Longen
Final Fantasy: clássicos podem ganhar novos remakes no futuro

No embalo dos relançamentos em plataformas atuais, a Square Enix pode estar planejando mais revitalizações de clássicos da franquia Final Fantasy. Pelo menos foi o que Takashi Katano, produtor da remasterização de Final Fantasy XII, deu a entender em entrevista ao IB Times.

Segundo Katano, se qualquer título da saga antes do PlayStation 2 vier a ser relançado, é mais provável que receba tratamento de um remake, e não de uma remasterização.

O produtor explica que a tecnologia de conversão de jogos mais antigos a níveis gráficos mais modernos é bastante complicada. Por isso, é preferível que o jogo escolhido seja refeito em uma nova engine, e não reaproveitado com leves melhorias visuais.

Final Fantasy XII é um jogo de PS2. Quando você olha para os títulos da série e qualquer coisa tecnológica antes dessa era, percebe o quão difícil é fazer uma remasterização num nível de qualidade aceitável. Isso significa que é muito mais provável que seja um remake.

Histórico de relançamentos

A Square Enix é especialista em reviver clássicos. Alegrando fãs mais ferrenhos e apresentando seus jogos a um público mais atual, empresa já vários Final Fantasy nas mais diversas plataformas.

Final Fantasy XII: The Zodiac Age é a remasterização do clássico RPG de PlayStation 2 lançado originalmente em 2006. O game terá melhorias gráficas em alta resolução, além de reajustes na mecânica de jogabilidade e na fluidez de desempenho. Também haverá um inédito sistema de Jobs, recurso disponível apenas em uma versão japonesa especial do game. A estreia acontece em 11 de julho no PlayStation 4.

Além disso, a produtora também desenvolve o remake de Final Fantasy VII. Refeito na Unreal Engine 4, o jogo será vendido em episódios e ainda não tem previsão de lançamento. Inclusive, Tetsuya Nomura, diretor de produção, já avisou aos mais esperançosos que vai demorar até termos algo mais concreto.