Gran Turismo Sport é a próxima edição da consagrada franquia de corridas dos consoles PlayStation. E a Digital Foundry elaborou um artigo mostrando os principais recursos gráficos do BETA do game rodando no PlayStation 4 padrão e na versão PRO. Hora de conferir um resumo do comparativo de desempenhos entre os dois modelos.

Gran Turismo Sport por si só suporta uma série de implementações gráficas inéditas na franquia. De acordo com a página, o aspecto geral é um visual bastante superior a Gran Turismo 6, lançado no PlayStation 3 em 2013. O game utiliza tecnologias modernas de renderização em tempo real, também mostrando efeitos de iluminação bem mais realistas.

PS4 x PS4 PRO em FULL HD

Segundo o vídeo abaixo, na resolução FULL HD (1080p), a versão BETA de Gran Turismo Sport simplesmente não mostra diferenças gráficas entre PS4 e PS4 PRO. O título não tira proveito do potencial da plataforma mais poderosa, mostrando texturas e efeitos idênticos, mesma qualidade de sombras e draw-distance sem qualquer benefício.

Já no campo da fluidez, Gran Turismo Sport mira nos 60 quadros por segundo em ambos os consoles. Contudo, a versão PRO, justamente por ter implementações no hardware, consegue sustentar a marca quase o tempo inteiro.

O PS4 básico também atinge esse número, mas cai para abaixo dos 50 quadros por segundos em situações que exigem mais processamento. Por exemplo, quando muitos carros estão na tela ao mesmo tempo.

O melhor jeito de jogar Gran Turismo Sport é no PS4 Pro, mesmo em 1080p.

Diferenças nos replays

As maiores diferenças entre PS4 e PS4 PRO aparecem nos replays. Na resolução FULL HD, o modelo básico roda em 30 quadros por segundo. Já no modelo PRO, o framerate é destravado, elevando a fluidez para 60 quadros por segundo. Pelo menos na maior parte do tempo, quando apenas um carro é mostrado na tela.

Quando uma corrida é mostrada em replays, a versão PRO não é capaz de segurar os 60 quadros por segundo durante todo o tempo. As quedas acontecem para abaixo dos 50 fps, chegando a 48 fps em algumas situações mais críticas.

Entretanto, vale ressaltar de que a análise foi feita na versão de testes e podem sofrer alterações e melhorias no produto final.

Gran Turismo Sport tem lançamento previsto para algum momento de 2017. É possível que uma data definitiva seja anunciada na conferência da Sony na E3 deste ano, que acontece em 12 de junho às 22h (horário de Brasília).