Novidades

O que está acontecendo com cartões de crédito na PSN?

por Daniel dos Reis
O que está acontecendo com cartões de crédito na PSN?

Update

Após a repercussão deste artigo, a empresa responsável pelas transações com cartões de crédito na PSN entrou em contato conosco e prestou várias de esclarecimentos. É IMPORTANTE que você leia.

Nos últimos dias temos recebido milhares de questionamentos, perguntas e dúvidas em relação ao sistema de pagamento da PlayStation Network brasileira, especificamente as compras com cartões de crédito.

De acordo com os jogadores, os cartões de crédito não estão sendo aceitos nas compras, mesmo aqueles que anteriomente conseguiam comprar normalmente, de alguns dias para cá estão enfrentando severas dificuldades. Além disso, o cadastro de novos cartões também está sendo recusado.

Chama atenção o fato de que uma outra parte dos jogadores ainda conseguem realizar suas compras normalmente, sem maiores empecilhos.

Diante deste cenário, o que pode estar acontecendo? 

Em contato com o suporte da Sony (0800 880 7669) os atendentes repassam informações desencontradas ou as vezes sem nenhum tipo de fundamento. Sabe-se no entanto, que o sistema de pagamento de cartões de crédito vem sendo descontinuado gradativamente desde o ano passado. Pode ser que uma fatia maior de jogadores tenham sido atingidos por esta mudança nos últimos dias.

Esta não-aceitação de cartões se deve a uma mudança na forma como os bancos fazem as transações, portanto não é de responsabilidade da Sony.

Todas as compras na PlayStation Network BR são consideradas transações internacionais cobradas em Real (R$). O que acontece é uma conversão de valores. Os preços são mostrados e cobrados em Real (R$) do consumidor, mas os valores são repassados em dólar para o vendedor, no caso a PlayStation Network US.

Este tipo de transação era bastante comum até o ano de 2014, quando a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) "recomendou" que os bancos brasileiros não mais permitissem este tipo de compras.

A justicativa da entidade é que muitas lojas que aceitavam pagamentos em Real (R$) e recebiam em Dólar (US$) e não informavam aos consumidores sobre impostos adicionais como IOF, taxas de transação e outros custos o que poderia gerar supresas na entrega da fatura.

Você que já realizou uma compra através da PSN BR certamente já notou que além do valor do jogo, também eram cobrados impostos e taxas adicionais, contudo a rede da Sony sempre informava aos seus clientes sobre isso no ato da compra.

Talvez você também esteja se questionando sobre os motivos que levaram os bancos a mudarem as regras das comrpas? Pois bem, isto ocorre justamente quando a moeda norte-americana fica volátil. Em transações internacionais realizadas em dólar, o valor da moeda é calculado somente quando a operadora fecha a fatura. Portanto, se você comprou algo hoje, com o dolár a R$ 3,95, não saberia ao certo quanto iria pagar no final das contas. O valor final só seria conhecido quando a fatura fosse fechada. Já no caso da PSN, o valor do dólar é convertido no ato da compra e já lançado na fatura, não sendo necessário esperar para o fechado desta.

Com o dólar variando entre R$ 3,80 a R$ 4,20, os bancos passam a recusar transações financeiras cobradas dos consumidores em Real (R$) e repassadas aos vendedores em dólar (US$).

Nesta confusão toda entre bancos, moeda, PlayStation Network, transações e etc, o maior prejudicado é o jogador. Sempre sobra para consumidor-gamer "pagar o pato". Principalmente em promoções da PlayStation Network a frustração daqueles que não conseguem aproveitar um desconto é enorme.

Uma possível solução seria a Sony transferir para o Brasil toda a operação da PlayStation Network, inclusive o sistema de processamento de gamentos que atualmente é feito na Califórnia, mas esta realidade é longe da nossa vista.

Entramos em contato com a PlayStation Brasil, que até a escrita final deste artigo não havia se manifestado. Caso isto ocorra, iremos informar a todos. Fiquem ligados!

Update

Após a repercussão deste artigo, a empresa responsável pelas transações com cartões de crédito na PSN entrou em contato conosco e prestou várias de esclarecimentos. É IMPORTANTE que você leia.