Após o anúncio oficial do trailer de Far Cry 5, algumas informações  sobre a ambientação do novo título foram reveladas por meio do PlayStation Blog. O jogo se passará no Condado de Hope, em Montana, e contará com um universo resplandecente.

O Condado de Hope apresenta-se como o local de um exército cegado pelo fanatismo religioso denominado “Eden’s Gate” (Portões do Éden) e caberá ao jogador sobreviver aos lunáticos de uma única maneira: eliminando o líder da seita, Joseph Steed.

Caos e ordem

O produtor executivo e diretor criativo de Far Cry 5, Dan Hay, informou que o título é uma mesclagem entre extremos, comunhão e isolamento, aventura e resistência. Ordem e caos andam de mãos dadas.

A aventura se trata tanto sobre encontrar uma causa compartilhada com pessoas de mesma mentalidade, ambientadas em uma região alarmante, como também sobre explosões, aventura, destruição.

“Quando você conhece as pessoas pela primeira vez, talvez elas não confiem em você inicialmente. Mas se conseguir negociar e conversar com elas, então o seu movimento de resistência tornar-se-á ainda mais forte e incrementado. É certamente um jogo sobre caos, o qual estará presente o tempo todo. Porém, é também um jogo sobre construir um mundo melhor, e é isso que queremos mostrar aos jogador. Fomos até Montana e nos encantamos, é surpreendente!”

Experiência de campo

A equipe de desenvolvimento de Far Cry 5 passou 14 dias em Montana pesquisando a população local, a cultura, culinária. Hay e sua equipe depararam-se com paisagens interioranas com diversos biomas, possibilitando muitas atividades ao ar livre.

O que impressionou a equipe foi o encontro com gente que possuía noções de autossuficiência, se deixados sozinhos. Isso ajudou na construção do cenário do game.

“Encontramos muitas pessoas que não queriam interagir. Elas queriam ser deixadas sozinhas. Existia muito, naquele local, a sensação de autossuficiência, a capacidade de cuidar de si mesmo. Isso criou uma espécie de fronteira, algo remeto, o que ressoou diretamente conosco. Mas como proceder quando alguém aparece e diz ‘Concordo com você. Não confio no governo e podemos fazer isso. Eu vou fornecer o que você precisa.’? Instantaneamente, essa placa, um imã de maluquice é criado, é onde Eden’s Gate entra.”

Saiba tudo sobre o Condado de Hope, Montana em Far Cry 5 1

Portões do Éden

Eden’s Gate é uma seita religiosa que acredita no colapso iminente da sociedade, e cabe a eles a salvação da população. Liderados pelo “Pai”, Joseph Steed, os lunáticos fazem de tudo pela “redenção das almas”.

A equipe de desenvolvimento, por meio de diálogos com experts em cultos religiosos, padronizou a hierarquia das seitas através do líder carismático como o primeiro na cadeia de comando, seguido por alguns companheiros que o suportam para fins específicos.

Sobre Eden’s Gate, Joseph Steed é o líder. Jacob, um veterano de 20 anos do Exército, é o responsável pela segurança da seita. John, um advogado carismático para o público, realiza as aquisições de terrenos de forma agressiva. E por fim, Faith cuida dos membros os alienando e os acalmando.

“Nos outros jogos de Far Cry, cada jogo era um confronto exclusivo. Desta vez, pensamos que seria realmente interessante criar um elenco. Cada um deles com suas próprias personalidades e alguns com objetivos próprios também.”

Você não está sozinho

Aliados em potencial estarão também espalhados pela região de Montana. Cabe ao jogador a responsabilidade de convencê-los a se unirem contra a seita religiosa. Ao contrário dos mercenários em Far Cry 3 e 4, os aliados são personagens únicos com habilidades, histórias e personalidades especiais.

O primeiro aliado apresentado é o pastor Jerome Jeffries, um ex-padre que foi expulso de sua paróquia, espancado e deixado para morrer pelas mãos do Eden’s Gate. Mary May Fairgrave é outra potencial recruta. A mulher perdeu o negócio da família de saloon para os esquemas imobiliários agressivos. Por fim, Mick Rye, um piloto de avião que fará de tudo para defender sua família.

“Os personagens não são apenas IA que estão esperando receber uma missão, eles têm personalidades reais com opiniões sobre as coisas. Todos esses elementos – o mundo, a seita, a resistência – trabalham juntos para criar um mundo que parece real ao mesmo tempo que dá liberdade ao jogador para causar o caos em terreno aberto com um grande arsenal de armas e veículos.”

Far Cry 5 será lançado em 27 de Fevereiro de 2018 e novas informações estarão disponíveis na conferência da Ubisoft na E3 no dia 12 de Junho.