Anaheim (CA) – É muito difícil encontrar alguém que tenha jogado VR Worlds e não tenha se impressionado com The London Heist no PlayStation VR. Em breve, parece que vai ser mais complicado ainda achar uma pessoa que não elogie Blood & Truth, o seu “sucessor espiritual”. O Meu PS4 testou o game na PlayStation Experience, e ele impressionou em tudo. Vamos explicar os motivos.

Primeiro, a movimentação. Esse tem sido um ponto polêmico nos jogos do PSVR. Especialmente por muitos games estarem usando o teletransporte, que é algo que acaba com toda a imersão. Mas também há quem reclame de games que “guiam seu movimento” linearmente, sem você pode fazer nada para mudar. Blood & Truth está no meio de esses dois. Você tem autonomia, mas limitada e sem teleporte.

O que acontece é que o jogador vira para o local para que quer ir, aperta um botão para confirmar o movimento e o personagem se move. Ou seja, você não controla exatamente a ação, mas tem uma certa liberdade de ir aonde deseja. Mas isso é apenas um pequeno detalhe perto de tudo o que a jogabilidade de Blood & Truth pode oferecer aos jogadores. Ele é um “London Heist com esteróides”, como li em algum lugar.

Todas as interações que chamaram a atenção dos jogadores naquela demo estão de volta, mas com muitas novidades. O jogador pode carregar a arma usando uma de suas mãos para pegar a munição, enquanto segura a outra na pistola. Pode girar a arma, jogar a munição para o alto e pegá-la com arma. Pode se proteger de ataques com movimentos. Pode subir escadas. É impressionante. Só jogando para entender.

Sem falar no combate, que segue a linha frenética já vista em alguns momentos de The London Heist. Você pode se esquivar, esconder-se atrás de muretas, atirar em várias direções… Tudo isso, claro, com os controles PS Move. O PlayStation VR Aim e o DualShock ainda não estão descartados pelos desenvolvedores, mas todas as cenas ficam tão imersivas e parecem perfeitas para os joysticks em formato de bastões.

E o visual? Muita gente reclama, e com razão, que os gráficos dos jogos do PSVR não são tão bons. É compreensível pela limitação do hardware. Mas Blood & Truth é um dos games que contrariam esse pensamento. Ele é extremamente bem trabalhado visualmente, assim como era The London Heist. É incrível a ambientação – e como os personagens e cenários são construídos.

Os desenvolvedores do London Studios estão de parabéns. Foi a melhor demonstração de PlayStation VR que vimos na PlayStation Experience. Pena que ainda não há um prazo para o game ser lançado, nem informações concretas sobre modos de jogo. Mas sabemos que haverá tomadas de decisão alterando rumos da história, a narrativa será um dos principais focos e as interações com o ambiente serão grandes atrativos.