Se você é fã de jogos de terror, talvez a novidade do estúdio Firesprite deixe boas expectativas. Através do PlayStation Blog, Stuart Tilley, diretor da equipe, anunciou que o game The Persistence chegará ao PlayStation VR em 24 de julho deste ano.

O desenvolvedor explica que The Persistence é um roguelike, onde os jogadores irão morrer muitas vezes. Mas, a cada reinício, o retorno se dá na pele de um clone diferente, onde as memórias e personalidade são mantidas. “Com cada nova vida vem a oportunidade de refazer a sequência de seu DNA, criando clones mais poderosos no futuro.“, explica Tilley.

O game se passa à bordo de The Persistence, um navio de colônia que teve um defeito durante um salto, que o fez ser sugado pela inexorável força de um buraco negro, trazendo caos e destruição em todo o navio e corrompendo o Clone Printer, que agora está criando cópias mutantes de seus antigos companheiros de bordo. Acompanhe o trailer:

Stuart ainda pontuou algumas características adicionais da proposta. Em The Persistence, os ambientes estão completamente tomados por mutantes sedentos para causar dor e sofrimento em seu personagem. Por isso, para escapar de alguns confrontos indesejados, o melhor é usar a furtividade.

De toda maneira, se você gosta de agir mais no estilo “Rambo”, o game permite abordagens muito mais agressivas com ampla utilização de armas e outros recursos. No total serão 20 opções de armas diferentes, incluindo armas de fogo, de combates corpo-a-corpo, e até alguns experimentos ultra secretos de protótipos empoderados por “matéria negra”.

Mas é sempre bom ressaltar: a cada vez que você morre, você retorna em outro corpo diferente. Cada vida é diferente, com inimigos diferentes para enfrentar, itens e armas para comprar e melhorar. Para sobreviver, é crucial que se leve um tempo para entender o mundo em constante mudança à sua volta.

E se estiver tudo muito complicado, seus amigos podem te ajudar conectando-se com o jogo via celular ou tablet (há apenas jogabilidade local) para hackear o Solex, o sistema de engenharia do navio. Uma vez conectados, jogadores ganham um poderoso controle sobre o jogo, incluindo habilidade de atrair inimigos, abrir portas e desarmar armadilhas.

The Persistence promete ser uma ótima experiência para aqueles que gostam vivenciar momentos de tensão, que agora serão potencializados com a realidade virtual.