eFootball PES 2020 deixou um gostinho de quero mais. Como um jogo da franquia PES não fazia há anos. Durante a Game XP, onde a Konami confirmou o Brasileirão, Séries A e B, no título, o Meu PS4 testou o novo game de futebol da empresa japonesa. E ele impressionou positivamente por uma série de fatores.

A começar pela nova câmera. Com um estilo mais broadcast, ela é um pouco mais afastada do que a tradicional, e tem um estilo dinâmico de acompanhar as jogadas. André Bronzoni, diretor da série, revelou que esta foi a nova feature que ele mais curtiu nesse ano. E isso é quase uma unanimidade entre todos que testaram o game.

eFootball PES 2020
Estações de jogo do novo PES na Game XP (Foto: Thiago Barros)

Ainda em termos de ambientação, os estádios estão extremamente fieis, e a iluminação já aclamada de PES 2019 está ainda ainda melhor. Além disso, a evolução do aspecto gráfico não poderia ser mais clara. Os jogadores têm faces ainda mais reais, especialmente os do Brasil, que agora também são escaneados, e a paleta de cores também agrada.

Vem sendo feita uma melhoria gradual nesse aspecto na série. O visual mais “cartunesco” que se via há alguns anos não é mais realidade. Agora, ele está “fotográfico” mesmo. Dá para se impressionar realmente. Tanto nos detalhes de cada jogador como também pelos movimentos que eles fazem em campo. Com e sem a bola.

Ainda fica aquela leve crítica aos dribles, muito lentos, mas os movimentos estão naturais, fugindo do estilo “robótico” e “travado” que PES teve nos últimos anos. Os jogadores têm um controle mais real da bola, e também se posicionam de forma mais correta. Claro, há ainda detalhes que podem ser incrementados, mas no geral é um trabalho muito bom.

Resultado de imagem para efootball pes 2020

Especialmente porque o aspecto tático sempre foi um dos destaques de PES. eFootball PES 2020 deve potencializar isso ao máximo, já que os jogadores virtuais estão disciplinados e sabem se organizar melhor. Sem falar na nova dificuldade de passes e finalizações, que irá causar muitos problemas no começo.

eFootball PES 2020: hardcore

É preciso muito mais habilidade nesses aspectos. Esqueça passes de costas e sem ângulo, chutes mágicos e sair correndo com a bola driblando todo mundo. O jogo está muito mais pensado. Com um ritmo bem cadenciado. E com a física da bola super realista. Ela quica, faz curva e só vai certinho na direção que você quer tudo seja feito direitinho mesmo.

Resultado de imagem para efootball pes 2020

A impressão que passa é que a Konami levou a sério a história do eFootball. O jogo parece muito mais para os jogadores hardcore do que os casuais. Não dá mais para fazer aquelas sequências de passe só apertando X e direcionando pro lado – com a bola indo quase que automática para onde você deseja.

É preciso estar em uma boa posição, no ângulo certo. Ou então você corre o risco de dar a bola pro seu adversário. Sem falar que os movimentos dos jogadores para interceptarem o passe estão muito mais efetivos e reais. Agora, eles se atiram à bola. Nos testes realizados na Game XP, isso chamou a atenção.

Foram várias as ocasiões em que tentamos usar jogadas “comuns” do PES e isso não deu muito certo. A quantidade de passes errados foi alta. E em casos onde isso não “frustra” o jogador, mas sim mostra que ele, realmente, não fez uma escolha certa. Ao contrário dos árbitros, que continuam irritando por serem rigorosos e marcarem faltas inexistentes.

eFootball PES 2020 terá Demo

A versão demo do jogo chega na próxima semana, e eFootball PES 2020 terá Brasileirão até nessa edição de testes. Ela contará com cinco equipes do Brasil. O atual campeão da liga nacional, Palmeiras, além de Flamengo, Vasco, São Paulo e Corinthians. Os estádios, porém, ainda não foram confirmados.

eFootball PES 2020

Além dos clubes brasileiros, a Demo terá ainda mais três times sul-americanos: Colo Colo, do Chile, e os rivais Boca Juniors e River Plate, da Argentina. De europeus, estão os novos parceiros Manchester United, Bayern de Munique e Juventus (exclusiva), além de Arsenal e Barcelona, “amigo” de longa data da Konami.

Essa versão será importante para testar algo que não foi possível na Game XP: o online. A comunidade pede melhorias nesse aspecto há algum tempo. Algo que também não tivemos a oportunidade de avaliar foi o jogo contra a máquina. Afinal, as partidas eram sempre com alguma outra pessoa que quisesse jogar.

Nessa mesma data, uma nova capa de eFootball PES 2020 será revelada. Vale lembrar que o novo PES já está em pré-venda na PlayStation Store. A versão completa do jogo chegará ao PlayStation 4 e outras plataformas em 10 de setembro de 2019.