Project Resistance traz uma proposta interessante, mas ainda precisa melhorar alguns aspectos. Com um conceito inédito para a série Resident Evil, o novo game da Capcom traz um multiplayer assimétrico. Para quem está acostumado com os jogos da franquia, sejam os mais voltados para a ação ou aqueles que seguem os moldes dos clássicos, é uma experiência bem diferente.

Assim como outros títulos com multiplayer assimétrico, Resistance traz um sistema de 4×1. Um grupo de quatro Sobreviventes deve trabalhar em equipe para conseguir escapar de arenas controladas por um Vilão. O conceito parece bem divertido, mas na prática, as coisas desandam.

project resistance
Project Resistance está disponível no stand da WB Games

Os sobreviventes de perfis variados. Alguns personagens são voltados para uma jogabilidade corpo a corpo, enquanto outros podem usar armas e habilidades que facilitam encontrar itens ou hackear as câmeras que os Vilão usa para montar sua estratégia de ataque.

Ainda que o trabalho em equipe seja fundamental, dois dos quatro sobreviventes  parecem “quebrados”, com estilos de gameplay que não são nem um pouco divertidos de jogar. O destaque fica com January, que permite hackear câmeras e tem um papel estratégico bem interessante nas partidas.

Jogar com o Vilão parece complicado, mas é bem divertido. Com um deck de cartas à disposição, você pode posicionar armadilhas e criaturas, além de trancar portas, para conduzir um experimento com requintes de crueldade.

project resistance
Project Resistance é um multiplayer assimétrico 4×1

No entanto, ainda que o game seja um 4×1, ser o “1” acaba sendo fácil demais. O jogo parece bem desbalanceado por enquanto e favorece muito o Vilão com tempos de recarga de cartas e habilidades muito curtos. As partidas acabam nem durando tanto tempo – o que deve ser uma boa notícia se você pretende encarar a fila para jogar nos próximos dias de BGS.

Project Resistance terá campanha offline

Apesar do foco na jogabilidade multiplayer, a Capcom anunciou que Project Resistance terá sua própria campanha. A empresa ainda não compartilhou muitos detalhes sobre a história, pois está focada no desenvolvimento do multiplayer assimétrico por enquanto.

Durante a TGS 2019, o produtor Masachika Kawata prometeu que a Capcom vai compartilhar mais detalhes sobre a campanha offline no futuro.

Project Resistance segue sem data de lançamento anunciada, mas chega para PS4, Xbox One e PC.