É verdade que desde os primeiros consoles de vídeo game, o equipamento foi criado principalmente para as crianças. Com a chegada dos recursos online e consoles cada vez mais tecnológicos, vários recursos foram implementados para que os pais não percam o controle do que seus filhos têm acesso enquanto eles não podem monitorar.

Com a PlayStation Network não é diferente: usuários que ainda não tenham completado 18 anos e querem utilizar os recursos da PlayStation Network, precisarão do consentimento e ajuda de seus pais. Tudo isso para garantir a segurança da criança e de seus pais.

Em muitos casos, o usuário menor de idade falsifica a data de nascimento para criar uma conta. Recomendamos que isso não seja feito.

De acordo com os “Termos de Serviço” da Sony Entertainment Network, os usuários que ainda não atingiram a maioridade legal, não poderão criar contas, para tais usuários, é necessário criar uma subconta:

Há dois tipos de contas: contas principais e subcontas(…) Se o usuário já tiver atingido a maioridade legal, pode criar uma Conta Principal. Se disponível, cada Conta Principal pode criar até seis (6) Subcontas associadas. Não é permitido criar Subcontas para adultos ou indivíduos menores de idade que não sejam seus filhos ou que não estejam sob a sua tutela legal. Seus filhos devem ter idade apropriada para terem uma Subconta.

Se você ainda não tem 18 anos, veja como proceder para criar uma conta na PlayStation Network:

1 – O Pai/Mãe ou responsável para que este crie uma conta, em seu nome e com seus dados. Faça login da conta no PlayStation 4.

2 – Acesse o menu Configurações e selecione [Controles parentais] > [Gerenciamento de subcontas] > [Criar nova subconta] e siga as instruções que aparecerão na tela para criar uma nova subconta, que funciona de forma similar a criação de uma conta principal.

Subconta PSN

Após preencher os dados, um e-mail será enviado ao endereço registrado na conta principal, ou seja, do Pai/Mãe ou responsável.

Uma subconta apresenta vários benefícios de controle para que os pais possam ficar tranquilos em relação ao que seus filhos têm acesso, como por exemplo:

  • Party / Mensagem
    • Visualizar e introduzir comentários para pedidos de amizade e convites para jogos;
    • Enviar e receber mensagens;
    • Juntar-se a um grupo de party;
    • Enviar e receber mensagens em jogos. (Esta definição não se aplica a mensagens com frases predefinidas que não podem ser editadas pelos jogadores);
    • Juntar-se a uma Party em um jogo.
  • Conteúdo multimídia criado pelo usuário
    • Capturas de tela;
    • Clipes (vídeos de jogos);
    • Transmissão (jogos transmitidos ao vivo);
    • Conteúdos que os usuários podem criar nos jogos;
    • Texto que os utilizadores podem introduzir sem limitações nos seus perfis como, por exemplo, comentários sobre atividades e formas de apresentação.
  • Restrição de conteúdo
    Por predefinição, a PlayStation Store oculta conteúdos inadequados para determinadas idades. Caso selecione [Desligado] essa restrição será desativada e as crianças poderão ver conteúdos da PlayStation Store para todas as idades;
  • Limite de gastos mensais
    É possível definir a quantia máxima que cada utilizador com uma subconta pode gastar mensalmente na PlayStation Store.

Para realizar as restrições, basta acessar as [Configurações] > [Controles parentais] > [restringir uso de recursos do PS4].

Subconta PS4

Uma observação interessante é que, desde Fevereiro de 2015 a Sony colocou uma opção de UPGRADE, para que o usuário que possuísse uma subconta e tivesse completado a maioridade pudesse “transformá-la” em uma conta principal. Basta seguir o passo a passo descrito aqui.