Cuidar bem do PlayStation 4 é uma das maiores preocupações daqueles que possuem o console. Para garantir o bom funcionamento do equipamento, todos nós buscamos varias alternativas de cuidados, uma delas é a limpeza do videogame.

Contudo, no momento de realizar a limpeza do console, várias dúvidas podem surgir: o que usar? onde limpar? frequência? limpeza interna? Vários são os questionamentos.

Para tentar ajudar-lhes, preparamos um guia completo de como fazer, com segurança, a limpeza ideal no PlayStation 4.

Mas, antes de começar, é necessário um aviso fundamental. De acordo com o manual do produto, caso ele seja aberto por pessoas não autorizadas, ele perde a garantia. “A garantia é perdida quando: Produto foi modificado ou consertado por pessoal não autorizado pela Sony“.

Quer saber mais sobre os termos da garantia e ficar ciente de todos seus direitos? Consulte o link abaixo:

O problema

A poeira é a principal “inimiga” dos equipamentos eletrônicos. Quando acumulada em frestas e cantos de difícil acesso, é mesmo complicado removê-la.

No PlayStation 4, as laterais das aberturas são os locais onde, comumente, acumula-se mais sujeira. O agravante fica por conta do local ser um caminho para circulação de ar.

Internamente, o mais afetado pela sujeira é cooler. Componente fundamental para resfriamento do console.

O que utilizar

  • Flanela macia que não solte plumas ou resíduos de tecido;
  • Limpador multiuso ou álcool em gel ou líquido (que não contenham amônia em sua composição);
  • Pincel macio de tamanhos variados;
  • Haste Flexível com algodão nas pontas;
  • Chave Torx T8 ou T9 com furo no centro;
  • Chave Phillips pequena;
  • [Desejável]: Aspirador de pó ou ar comprimido em lata.

Como limpar o PS4

ATENÇÃO: somente realize a limpeza caso esteja realmente seguro de si. Considere ainda o tempo de garantia do aparelho. Lembre-se: ao remover os lacres de segurança, o produto perde sua garantia de fábrica.

Além disso, não nos responsabilizamos por quaisquer danos causados por uma limpeza realizada de forma incorreta. Beleza?

chave torx t8 com furo

A chave Torx T9 necessária deve ser exatamente a especificada. As demais, que não possuem o furo central, não se encaixam nos parafusos.

Como fazer

Inicie a limpeza somente com o console “frio”. Caso tenha desligado recentemente, espere cerca de 1 hora. Além disso, não deixe nenhuma mídia física dentro do videogame.

Desconecte todos os cabos e coloque o console sobre uma superfície rígida, onde seja fácil e seguro de manuseá-lo.

Retire a tampa do HD, e com o auxílio da chave Phillips remova o HD do console. Reserve ambas partes em um local seguro.

Próximo ao local de instalação do HD, há dois parafusos que precisam ser removidos com o auxílio da chave Torx.

Limpeza PS4 3

Vire o console para a parte de trás e remova os lacres de segurança. Utilizando a chave Torx, remova o parafuso da parte de trás, fazendo com que a tampa da parte superior do console fique solta.

Para remover, basta fazer uma leve pressão na parte da frente, puxando-a para cima.

Para realizar a limpeza interna, passe o aspirador de pó ou um pincel macio, delicadamente. Cuidado redobrado com as partes que possuem componentes eletrônicos. Para finalizar, passe a flanela macia, sem umedecer ou aplicar outros produtos líquidos.

Limpeza PS4 6

Para auxiliar na remoção da sujeira em locais pequenos ou frestas, utilize uma haste flexível de algodão seca ou pincéis menores.

Limpeza PS4 7

Utilize o pincel para limpar a parte de dentro da tampa superior do PS4. Ao terminar, monte a tampa superior, o HD e a faceplate no console.

Vire o PS4, e retire os parafusos da parte inferior, removendo a capa externa. Ao contrário da tampa superior, ela é removida de trás para frente.

Repita os processos de limpeza descritos anteriormente, com atenção especial ao cooler, que pode ser limpo com o auxílio das hastes flexíveis. Caso possua um aspirador de pó ou compressor de ar em lata, passe por toda superfície e nas laterais.

Não utilize a flanela úmida nas partes internas do console. Faça toda a remoção da poeira com auxílio dos pincéis e flanelas secas. Ao concluir os processos, monte a base inferior do console.

Nas laterais, com o auxílio de um algodão ou das hastes flexíveis, remova a poeira das frestas por onde o ar entra e sai. Caso possua o aspirador, ele pode ser utilizado para este processo.

Limpeza PS4 12

Caso o usuário resida em cidades com maresia, é desejável aplicar um “desengripante” nas portas USB, para evitar a oxidação. Não aplique diretamente para não ocorrer acúmulos indesejados do produto. Umedeça uma haste flexível com o óleo e aplique, sem deixar excessos nas partes metálicas das portas USB.

Na parte externa, umedeça a flanela com o limpador multiuso e passe por toda extensão do console.

Limpeza PS4 13

Para limpar o black piano, utilize um espanador, algodão e um lustra móveis (não oleoso). Antes de tudo, passe o espanador levemente para remover a poeira sem arranhar a superfície. Em seguida, aplique o produto sobre ela com o auxílio do algodão em movimentos unidirecionais, para evitar marcas. Aguarde secar.

Limpeza PS4 14

Prontinho! O equipamento está como novo e limpo por dentro. A limpeza interna pode ser realizada a cada seis meses.

Aproveite e confira outras dicas de cuidados para com o PlayStation 4: