Quem nunca ficou sem conseguir se comunicar com aquele amigo na party, ou encontrar partidas nos jogos por causa do irritante erro de “NAT”?

Bem, se você enfrenta esse problema, esse post pode ajudá-lo. Mas antes, quero lembrar que este artigo não é uma fórmula mágica que vai resolver todos os seus problemas. Erros de conexão são bem complexos e, as vezes, uma “receita” como essa pode não resolvê-los tão rapidamente.

Mas então, o que é “esse” tal de NAT?

O NAT ( Network Address Translation) é responsável por converter endereços IP de uma determinada rede de computadores para um outra rede. Resumidamente, permite que dispositivos (computadores, celulares, videogames, etc) “conversem” com outros dispositivos que estão em outras redes.

Essencialmente, o seu tipo de NAT mostra a facilidade que seu console tem de se comunicar com outros dispositivos através da internet, e, certos tipos de NAT impedem que algumas funções dos jogos funcionem perfeitamente.

Quais os tipos de NAT e as diferenças entre eles?

  • Tipo 1 (Aberto): Com essa configuração você terá o melhor desempenho em parties, organizações de partidas, entre outras atividades. Porém, pode não ser possível obter esse tipo de NAT, especialmente se você não tem controle sobre todo hardware que conecta você à internet.
  • Tipo 2 (Moderado): Esse é o tipo mais comum e o mais indicado. Mesmo com essa configurações, as organizações de partidas podem ser longas e podem ocorrer problemas de bate-papo por voz.
  • Tipo 3 (Restrito): Esse tipo indica que as configurações de rede do seu console são restritivas, assim fica mais difícil conseguir performances satisfatórias para os serviços de partidas online e bate-papo de voz.

Como posso resolver esse problema?

Bem, a resposta para esta pergunta envolve um pouco mais de conhecimento técnico em redes de computadores. Além de alterar as configurações de rede do seu console, é preciso mudar as configurações da sua rede doméstica para adquirir uma conexão de NAT aberto ou tipo 1.

Para fazer isso, dê uma olhada em guias como este:

Também, é necessário ter um endereço de IP estático no seu console. Isso pode ser feito no menu “Configurações de rede” do console. Caso não seja possível obter o tipo 1 (aberto), o tipo 2 (moderado) pode ser sua melhor opção.

Configurando NAT, UPnP e redirecionamento de portas

Problemas de NAT são complexos e não há uma receita mágica para solucionar todos. Certos embaraços de rede podem estar relacionados a NAT restritos ou moderados, mas um NAT aberto não é certeza de que resolverá todos os problemas de rede que esteja enfrentando.
Para solucionar os problemas, você precisará abrir algumas portas do seu roteador e redirecionar outras.
Em geral, a necessidade de abrir ou desbloquear portas vem de se jogar em redes institucionais com firewalls restritivos. Geralmente os jogos são feitos para funcionarem bem com a maioria dos roteadores comuns sem quaisquer configurações personalizadas – todo o tráfego necessário é normalmente permitido como padrão.  Antes de abrir ou redirecionar portas manualmente, recomendamos que você certifique-se de que o UPnP esteja habilitado no seu roteador.

 

Logo abaixo, estão duas tabelas: uma com portas que precisam ser abertas (desbloqueadas) e outra com portas que precisam ser redirecionadas. As que precisam ser abertas ajudam a melhorar o desempenho dos jogos e dos bate-papos. Caso o roteador esteja bloqueando ou diminuindo o tráfego nas portas destes números, elas precisam ser desbloqueadas.

Os redirecionamento das portas da segunda tabela é basicamente uma transferência do fluxo de tráfego de algumas portas para um dispositivo específico dentro da sua rede. Isso só afeta o tráfego de entrada, sendo assim, todas as portas da tabela dois são portas de entrada. É importante abrir (desbloquear) as portas redirecionadas, pois não há motivo de tentar redirecionar um tráfego que esteja bloqueado não é mesmo?

Bom, vamos às portas.

Tabela 1 – Portas que devem ser desbloqueadas
TCP de SaídaTCP de entradaUDP de saídaUDP de entrada
7500-1789980, 443, 1935,L3478, 3479, 3074, 20013478, 3479, 3074, 2001
30000-403993478-3480
Tabela 2 – Portas que devem ser redirecionadas para seu console para abrir seu NAT
TCPUDP
80, 443, 1935, 3478-34803074, 3478, 3479

 

Caso você já tenha redirecionado suas portas incorretamente, não se preocupe pois isto pode ser desfeito. Tente remover qualquer regra de redirecionamento de portas que você implementou e habilite UPnP nas configurações do seu roteador se o hardware da sua rede estiver atualizado com o firmware mais recente. UPnP também é tipicamente a melhor solução se você possuir mais de um console na sua rede, já que cada porta só pode ser redirecionada para um console de cada vez. Se você já tem UPnP habilitado sem nenhuma outra regra de redirecionamento e ainda assim o problema está ocorrendo, ou se a sua configuração de rede não comporta UPnP,  SÓ ENTÃO tente redirecionar as portas manualmente.

Aqui vai algumas ressalvas:

* O redirecionamento de portas pode ser uma solução incompleta caso haja mais de um console conectado ao mesmo roteador. Nesse caso pode acontecer de se consertar o problema em um, e agravar o do outro;

* Nem todos os problemas de NAT tem solução. Consoles conectados à redes corporativa/pública, ou se o seu provedor de internet limita o tipo de tráfego que você pode enviar/receber, provavelmente você terá um problema de NAT.

Bom, o texto é um tanto quanto longo, mas com paciência, dedicação (e um toque de sorte) a sua dor de cabeça com esse tal de NAT, que impede sua comunicação e jogatina, será resolvido!