Com o passar do tempo, quanto mais jogos e aplicativos instalamos no PlayStation 4, a tendência é que ele fique mais lento ao acessarmos os menus do sistema. Problema também comum em smartphones ou computadores.

Diferente do que possa parecer, salvo exceções, este aborrecimento pode ser resolvido com simples procedimentos. Confira como otimizar seu PlayStation 4 e deixá-lo mais rápido.

Menu_PS4

1 – Verifique o espaço disponível no HD

Atualmente, o espaço que os jogos e aplicativos ocupam no HD estão cada vez maiores, fazendo com que seja necessário fazermos, sempre que possível, um gerenciamento das instalações.

A lentidão dos menus pode ser resultado desta falta de espaço. Vá ao menu configurações e cheque o espaço disponível no HD do console. Caso ele esteja abaixo de 50 Gb, tente otimizar, apagando jogos mais antigos e capturas de tela.

Para acessar o armazenamento do sistema: [Configurações] > [Gerenciamento do armazenamento do sistema].

gerenciamento armazenamento sistema ps4

Excluir aplicativos que não estão sendo utilizados não faz com que os dados salvos sejam também apagados. São arquivos distintos e independentes.

2 – Recrie a base de dados

Caso o HD possua bastante espaço, uma opção para otimizar o console é recriar a base de dados. O processo é bem simples e nada será apagado ou perdido, mas pode levar até uma hora, proporcionalmente a quantidade de aplicativos instalados no console.

Como proceder:

Passo 1: Desligue o PlayStation 4;

Passo 2: Com o PS4 desligado, pressione e segure o botão de energia. Libere-o somente após ouvir dois sinais: um quando você inicialmente pressiona, e outro 7 segundos depois. Isso indica que o console está sendo ligado em modo de segurança;

Passo 3: Conecte o DualShock 4 com o cabo USB fornecido e pressione o botão PS para que ele ligue;

Passo 4: Na lista de opções, escolha: “Recriar banco de dados” ou Rebuild database em inglês.

erro WS 37397-9

Passo 5: Aguarde a conclusão do procedimento.

Prontinho! Com este simples procedimento, o seu console poderá voltar aos bons tempos, onde os menus eram facilmente acessados.

Já passou por este infortúnio? Tem mais alguma dica para resolvê-lo? Colabore conosco e deixe seu precioso comentário abaixo.