Os aparelhos eletrônicos de qualquer natureza estão sucetíveis a diversos problemas, sendo o sobreaquecimento um dos mais comuns e com o PlayStation 4 não é diferente. Como todo eletrônico, a integridade do console pode ser afetada pela sua temperatura, podendo causar falhas nos circuitos, problemas no leitor de disco, e no mais grave dos casos, a perda do aparelho.

Pensando sobre o assunto, listamos algumas dicas que podem ajudar a aumentar a vida útil de seu video game e evitar complicações futuras.

Posição do PlayStation 4:

Como a eterna discussão do biscoito e bolacha, por eras os jogadores ficam indecisos sobre a disposição do console, se ele deve ficar na horizontal ou na vertical. Ambos os casos têm seus prós e contras:

Vertical:

  • Na vertical o ar quente terá que chegar ao topo para sair e, obrigatoriamente, irá passar pela maioria dos componentes do hardware como a placa-mãe, HD e circuitos;
  • O leitor do Blu-ray poderá fazer mais esforço para ler o disco;
  • O console terá que acelerar a rotação do cooler para maximizar o resfriamento, gerando com isso mais ruídos;
  • Dependendo do lugar em que ficar o console, corre-se o risco de queda. É importante usar uma base firme;
  • O videogame ocupará cerca de 27,5 cm de altura, 32 cm de comprimento e 6,5 cm de largura na posição vertical (valor somado as dimensões da base, que varia de acordo com o modelo), que comparado a posição horizontal, de 27,5 de largura, 30,5 de comprimento e 5,3 de altura, ocupará bem menos espaço.
  • Fica estiloso, porque não?

PS4 vertical

Horizontal:

  • O ar vai se distribuir mais facilmente e não vai precisar percorrer todo o caminho pelo console como na posição vertical. Ele se dissipará pelas aberturas laterias e traseiras;
  • O leitor não vai se esforçar tanto, pois ele não precisa manter tão firme como na posição vertical;
  • Como listado acima, ele consequentemente ira ocupar mais espaço deitado, pois suas dimensões (27,5 x 30,5 x 5,3) são muito maiores do que na vertical.

ps4-horizontal1

Mas, e a resposta para a pergunta: qual é a melhor posição? Não há uma regra. A melhor posição para seu console depende da necessidade e disponibilidade de recursos de cada pessoa. Mesmo que a posição vertical possa parecer mais desgastante, ela de fato não influência tanto. A própria Sony comercializa seu suporte vertical. Dessa forma, fica a seu critério mesmo.

Nossa intenção é dar as informações dos benefícios e malefícios que cada opção contém e você, analisando suas necessidades, espaços e bom senso é quem tem a palavra final.

Local de instalação

Além de todos os cuidados com o console, é preciso saber o local em que ele vai ocupar:

  • Superfícies planas: são altamente recomendadas, é muito importante que, independente da posição, o console fique em superfícies planas, caso contrário pode resultar em mal funcionamento dos componentes do console;
  • Superfície metálica: O metal é um ótimo condutor de energia térmica. Colocando o PS4 em cima de superfícies metálicas só irá contribuir para que o aparelho aqueça;
  • Locais fechados: Evite alojar o PS4 em locais fechados como gavetas e vãos medonhos. O console precisa “expulsar” o ar quente dele e, colocá-lo em locais como este, só ira contribuir para um superaquecimento;
  • Ambientes arejados: É importante que o console libere o ar quente o mais rápido possível. Ambientes com boa circulação de ar o ajudam a respirar mais tranquilamente.

ps4livre

Refrigeração externa:

Se você deseja, de alguma forma, melhorar o sistema de refrigeração do seu amado console, também poderá optar por acessórios alternativos.

Coolers

Cooler PS4

Este apetrecho, teoricamente, tem a função de auxiliar o console no processo de resfriação. É indicado para aqueles que passam longas horas jogando.

Bases com cooler

Aqueles que desejam ficar com o PS4 na vertical e ainda manter a consciência tranquila quanto ao resfriamento uniforme do aparelho, podem optar por uma base que trazem agregadas algum tipo de cooler.

Base vertical PS4

A vantagem desta opção é que seu console fica fixo e ainda é possível carregar a bateria do DualShock 4 através dos compartimentos específicos. Muito útil e eficiente.

Isopor

Se você não está disposto a invertir em bases ou coolers, mas mesmo assim deseja manter o seu PS4 em uma temperatura segura, pode utilizar uma solução simples e de baixo custo.

Coloque o console sobre uma placa de isopor. Como o material é um mau condutor de calor, faz com que o ar quente se dissipe mais rapidamente.

PS4 isopor

E você, meu caro amigo gamer, como faz para manter seu querido PlayStation 4 em boas condições? Não deixe de compartilhar conosco suas impressões sobre os temas abordados e não se esqueça de conferir estes assuntos especiais aí em baixo:

Escrito por: Mateus Luiz