PlayStation não cai do céu. Tenho certeza de que você ou seus pais trabalharam muito para poder comprá-lo. Já ouviu a frase: “Quem ama, cuida!” ? Você tem tomado os cuidados básicos? Ou não sabe quais são esses cuidados?

Não esquenta! Estamos aqui para ajudar você! Aqui vão algumas dicas preciosas para conservar sua máquina para que ela dure muito tempo em perfeito estado.

Local de instalação

ps4livre

Esta deve ser sua primeira análise. O local ideal para instalar o seu PS4 deve ser arejado e seguro. Evite aquelas “casinhas” de racks e estantes, pois alí a troca de ar do console pode ser comprometida, causando um aquecimento maior. Se optar pela parte externa desses objetos, garanta que o console estará em um local seguro e livre de quedas, principalmente se você possui animais de estimação e crianças pequenas que adoram puxar cabos. Isso vale também para os controles e jogos que os bichinhos costumam gostar muito de mastigar! rs

Limpeza

Nada e nem ninguém se livra da famosa poeira. Ela é simplesmente inevitável! Passa por qualquer lugar! Muitas vezes ela é a responsável por arranhar a parte “blackpiano” do console; a opção para evitar isso são as películas como as de celular! São acessíveis e fáceis de encontrar internet afora.

Uma limpeza externa diária ou semanal com um pincel macio ajudará para que a poeira não se acumule nos coolers, mantendo a eficiência dos mesmos. Esporadicamente, remora a tampa de acesso ao HD externo e faça uma limpeza também com o pincel.

ps4tampa

ATENÇÃO: Não utilize produtos químicos ou abrasivos para limpeza do console. Caso não possua um pincel, utilize uma flanela ou pano macio levemente umedecido com água.

Proteção

Erroneamente muitas pessoas utilizam estabilizadores para proteger o console, mas a verdade é que esses equipamentos podem prejudicar ao invés de proteger.

filtro-estab-nobreak

Teoricamente os estabilizadores deveriam elevar a tensão da rede (voltagem) quando a mesma apresentasse queda, e vice-versa. Mas, não é assim que acontece.

Na verdade, esse nome “estabilizador” nem é correto, pois o equipamento funciona como um “seletor de tensão”. No momento em que ele sente uma queda na tensão da rede elétrica, internamente acontece um chaveamento para a melhor posição de saída do transformador interno do equipamento. Isso tem um tempo de resposta de aproximadamente 8 a 9 milisegundos (no melhor dos casos), tempo consideravelmente alto em se tratando de equipamentos eletroeletrônicos como video games. E por ser um dispositivo que permite a conexão de muitos equipamentos (a multiplicação de uma tomada) os fusíveis de proteção que saem de fábrica são para suportar uma corrente maior, sendo assim eles podem não queimar em casos de surtos de tensão ou descargas elétricas.

Além disso, com o desenvolvimento e avanço das fontes chaveadas (ou universais, como são mais conhecidas) que atuam em redes 110V ou 220 V descartam-se a necessidade de estabilizadores.

Outro problema é que inevitavelmente há uma série de ruídos e distorções na rede elétrica, e os estabilizadores podem amplificá-los, deixando a qualidade da energia entregue ao equipamento inferior à da tomada.

Mas então, o que usar?

Há duas soluções: o filtro de linha e o no-break.

O filtro de linha é a opção mais simples e mais barata. A proteção que ele lhe oferecer é somente contra surtos de tensão e corrente, onde queimará seu fusível interno ao invés de seu console. Mas, não te protejerá de quedas de energia.

O no-break é a solução ideal, porém mais cara. ele oferece proteção em casos de surtos de tensão, queda de tensão, quedas de energia (pois possuem uma bateria interna), e proteção contra oscilação de frequência (altamente prejudicial para equipamentos eletrônicos).

Um outro fator interessante é o aterramento. Nas residências eles são realizados próximos ao padrão de entrada de energia. Se você mora em uma residência antiga pode ser que você não tenha esse recurso, pois antigamente não era obrigatória a instalação. Vale a pena investir nessa proteção.

Este tipo de trabalho deve ser executado por um eletricista treinado.

Bem, esses são os cuidados básicos que tenho com meu console. E você, tem mais alguma dica? Tem alguma dúvida? Manda pra gente!