Um erro em específico tem atormentado os donos de um PlayStation 4: WS-37397-9. Este erro impossibilita que os jogadores tenham acesso as funcionalidades online dos jogos, a PlayStation Store e a Gestão de Contas.

Se você foi um dos “sortudos”, atingido por este problema, temos ainda uma má notícia. Até o momento, nenhuma das soluções é totalmente eficaz.

Mesmo assim, vamos tentar ajudá-lo com algumas medidas.

Mas antes de começarmos, vamos conhecer o problema. Segundo a Sony, este erro ocorre quando o endereço da sua conexão foi bloqueado. Este bloqueio pode acontecer devido a alguma atividade que viola os termos de uso da PlayStation Network.

Essa atividade poderá consistir num tráfego malicioso que foi identificado como sendo proveniente do endereço de IP que lhe está atualmente atribuído pelo seu ISP ou pelo fornecedor de rede.

Causas típicas:

  • Endereços de IP compartilhados entre vários utilizadores.
  • Software malicioso instalado inadvertidamente em algum dispositivo ligado à sua rede.
  • Endereço de IP atribuído que tenha sido utilizado anteriormente por um distribuidor de spam ou com um vírus.

Opção 1: Recriar banco de dados

Esse procedimento é bem simples e o usuário não perderá nenhum dos seus arquivos instalados no console. Vale se certificar apenas de que no momento do procedimento o PlayStation 4 não sofra desligamentos.

Para restaurar o banco de dados, siga os passos:

Passo 1: Desligue o PlayStation 4, “pressionando” o botão de energia no painel frontal. O indicador de alimentação piscará por alguns instantes antes de desligar;

Passo 2: Uma vez que o PlayStation 4 esteja desligado, pressione e segure o botão de energia. Libere-o somente após ouvir dois sinais: um quando você inicialmente pressiona, e outros 7 segundos depois. Isso indica que o console está sendo ligado em modo de segurança;

Passo 3: Conecte o DualShock 4 com o cabo USB fornecido e pressione o botão PS para que ele ligue;

Passo 4: A partir da lista de opções de escolha “Recriar banco de dados” (“Rebuild Database” caso esteja em inglês)  pressione “X”. Uma vez que o processo está completo o PS4 será reiniciado.

erro WS 37397-9

Passo 5: Executar o teste de conexão à Internet em [Definições]> [Rede]> [Ligação à Internet Teste] e certifique-se que você pode se conectar à rede.

Ressaltamos que realizar o procedimento acima não causará perda de nenhum arquivo do seu console tais como jogos e dados dos jogos. Além disso, esse procedimento pode ser utilizado quando o console se apresentar lento nos menus ou em carregamentos, problemas em sincronizar troféus ou mesmo quando a lista de amigos não aparecer.

Opção 2: Trocar o endereço de IP

Esta sugestão só funciona caso seu provedor de internet (ISP) distribua endereços IP dinamicamente – cada vez que você reinicia o roteador, um novo endereço IP é atribuído a sua conexão.

Portanto, basta:

  • Desligue o console;
  • Desligue o roteador/Modem;
  • Aguarde cerca de 1 minuto;
  • Ligue o roteador/Modem, e aguarde até que o Modem esteja funcionando;
  • Ligue o console.

Faça os testes de conexão à Internet em [Definições]> [Rede]> [Ligação à Internet Teste] e certifique-se que você pode se conectar à rede.

Opção 3: Entrar em contato com provedor

Em alguns casos, alterar o IP não resolve o problema. Mesmo com a mudança, o firewall da Sony entende que o console causa vulnerabilidade, impedindo que você se conecte novamente.

Neste caso, o que você precisa fazer é liberar o acesso do console à rede. A maneira mais fácil de fazer isso é entrar em contato com o provedor e pedir para que ele insira as seguintes portas para você:

  • PS4
    • TCP: 80, 443, 3478, 3479, 3480
    • UDP: 3478, 3479
  • PS3
    • TCP: 80, 443, 3478, 3479, 3480, 5223, 8080
    • UDP: 3478, 3479.
  • PS Vita
    • TCP: 80, 443, 465, 993, 3478, 3479, 3480, 5223, 8080
    • UDP: 3478, 3479

As portas são configuradas pela interface do Modem, não pelo console. Por isso, caso a assistência técnica do provedor não tenha a política de configurar portas para seus usuários, você mesmo deve pesquisar junto aos manuais do seu Modem uma maneira de fazê-lo.

Opção 4: Entrar em contato com a Sony

Se de tudo não der certo, você ainda sim pode entrar em contato com a Sony e tentar encontrar uma solução para seu caso.

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