A tão sonhada possibilidade de se usar HDD externo no PlayStation 4 já é uma realidade. E, fazer uso desta novidade, é muito, muito fácil mesmo. Sem segredos, pegadinhas ou mesmo configurações complexas.

Apesar disso, para que não fique nenhuma dúvida, criamos um tutorial – um passo a passo – de como configurar e utilizar HDD externo no PlayStation 4.

Dica: Se você ainda tem dúvidas em relação a escolha do melhor dispositivo de armazenamento, não deixe de conferir nosso guia especial – clicando aqui – onde listamos algumas boas opções em HDs externos.

Antes de começarmos uma observação: não é necessário formatar o HD pelo computador antes de iniciar o processo. O próprio PS4 cuidará deste detalhe.

Passo 1: Conexão e seleção

Após conectar o HD externo ao PS4, acesse: [Configurações] > [Dispositivos] > [Dispositivos de Armazenamento USB]

Nesta tela, todos os dispositivos que estiverem conectados via USB serão listados (dispositivos compatíveis). Selecione o desejado.

Passo 2: Formatação

Após selecionar o HD, a próxima tela trará os detalhes do dispositivo juntamente com a opção de formatação.

ATENÇÃO: Certifique-se de fazer um backup dos seus dados antes de prosseguir. Todos os dados serão perdidos após este passo.

Passo 3: Confirmação

Após as confirmações, o dispositivo será formatado e estará pronto para uso.
Note que: capturas de tela e vídeos não serão salvos no HD externo.

Movendo e instalando aplicativos no HD

Após configurado, o dispositivo já está pronto para uso. A partir de agora, ele será o local padrão para onde os jogos e aplicativos serão instalados. Então, ao colocar um disco ou iniciar um download, automaticamente, este será instalado no HD externo.

Também é possível mover os aplicativos do HD interno para o externo. Algo bem simples de ser feito.

Acesse: [Configurações] > [Armazenamento]>[Armazenamento do sistema]

Selecione o aplicativo que deseja mover e pressione o botão [OPTIONS]> [Mover para armazenamento estendido]

Só aguardar alguns minutinhos até que a transferência seja concluída e prontinho! Lembrando que o processo reverso (de mover do HD externo para o interno) também é possível.

Alguns detalhes devem ser observados ao usar HD externo no PS4:

  • O PS4 só é compatível com HDs externos USB 3.0 de até 8 TB. Independente se forem portáteis ou exigirem fonte externa (esta deve ser conectada em uma tomada, obrigatoriamente);
  • O HD não poderá ser utilizado em outros dispositivos: (uma vez formatado para o console, não pode ser utilizado no PC, SMART TVs, etc);
  • Quando quiser remover o HD externo plugado no PS4, faça a “ejeção” através do Menu Rápido. NÃO REMOVA sem fazer a “ejeção”.
  • Boa notícia! SIM, é possível usar os jogos salvos no HD externo em outras contas do mesmo console, desde que a conta proprietária dos jogos esteja definida como Principal do Console. (Pode acontecer do ícone do aplicativo (jogo) desaparecer da tela inicial, mas basta procurá-lo na Biblioteca).
  • Outra boa notícia! Outros usuários também podem salvar os jogos de suas contas no HD externo;
  • Alguns dispositivos, mesmo sendo USB 3.0, estão sendo mostrados como incompatíveis com o console. No momento, estamos estudando todas as possibilidades. Se encontramos alguma solução viável, certamente você será o primeiro a saber!

Com isso, acreditamos que nenhuma outra dúvida tenha restado. Mas, é claro, você sempre pode usar o campo dos comentários para contribuir conosco e questionar 🙂