Há duas motivações principais que levam o usuário a desejar trocar a bateria do DualShock 4: aumentar o tempo de duração, instalando uma com maior capacidade de armazenamento ou a substituição devido a perda da original resultado de danos.

A má utilização ou deixar de lado alguns cuidados com o DualShock 4 podem resultar em danos permanentes da bateria, sendo necessário a troca.

Para os que desejam mais horas de jogatina, uma das alternativas é troca-la por uma de maior capacidade. Os controles saem de fábrica com uma de 800 mA, mas é possível encontrar modelos compatíveis com o DualShock 4 (mesmo formato e tamanho) de até 2000 mA.

Ao contrário do que possa parecer, este procedimento é bem simples de ser realizado, dispensando o acionamento de uma assistência técnica ou de um profissional.

Mas, antes de começar, é necessário um aviso fundamental. De acordo com o manual do produto, caso ele seja aberto por pessoas não autorizadas pela equipe técnica oficial, ele perde a garantia. “A garantia é perdida quando: Produto foi modificado ou consertado por pessoal não autorizado pela Sony“.

Dessa forma, recomendamos, em primeiro lugar, a busca de uma assistência oficial e especializada no produto 🙂

Quer saber mais sobre os termos da garantia?

Materiais e ferramentas necessárias

  • Chave Phillips de ponta pequena;
  • Ferramenta plástica para abrir travas de equipamentos;
  • Bateria para DualShock 4 íon de lítio.

Trocando a bateria

Passo 1

Com o auxílio da chave Philips, remova os quatro parafusos localizados na parte de trás do controle. Armazene-os em algum recipiente seguro.

Como trocar bateria DualShock 4 passo 1

Passo 2

Insira a ferramenta plástica entre as cavidades do apoio esquerdo do controle, colocando um pouco de pressão até que as duas partes se desencaixem. Passe a ferramenta pela abertura para estender até os analógicos. Repita o processo para o outro lado.

Passo 3

Realize o mesmo procedimento anterior na parte superior do controle, próximo ao touch e aos gatilhos. Ao soltar as duas partes, atenção para o cabo que permanece conectado a placa da parte de baixo do controle. Abra com cuidado para não danificar ou mesmo romper o fio.

Três partes pequenas ficarão soltas: 2 molas dos gatilhos e 1 peça extensora do botão Options. Guarde-as em um local seguro.

Passo 4

Cuidadosamente, desconecte o cabo flat que conecta a parte que contém os botões (direcionais, analógicos, touch, etc). Depois de separar as duas partes do controle, deixe de lado a parte superior.

Passo 5

Ao lado da bateria, é possível observar dois cabos (preto e vermelho) que conectam a bateria à placa por uma espécie de conector. Para remover, basta balançá-lo suavemente para os lados forçando também para cima.

Pronto! A bateria está desconectada e pronta para ser substituída. Basta pegar a nova e fazer a substituição. Fazer a montagem, basta realizar os passos inversos.

Imagens: ifixit.com