Foi rápido e talvez até doloroso demais, mas 2016 já está no fim. Chegou aquele momento onde olhamos para o calendário de lançamentos de um vindouro 2017 e tentamos vislumbrar quais jogos podem surpreender.

Apesar de muito difícil, tentamos escolher quais nomes reunem as maiores expectativas e anseios da comunidade de jogadores.

Confira abaixo uma lista com as grandes promessas de 2017!

1Gravity Rush 2

Por ordem de lançamento, já em janeiro do próximo ano, mais precisamente no dia 20, teremos o lançamento de Gravity Rush 2. Trata-se da sequência de um dos jogos mais populares do PS Vita, migrado posteriormente para o PS4.

Com toda a característica do primeiro jogo da série, seu sucessor vem com a bela arte ainda mais rebuscada, movimentação dinâmica e promessa de gameplay muito divertido. A demo, já disponibilizada gratuitamente, deixa um gostinho de hype para aqueles que aguardam o jogo ansiosamente.

2Resident Evil 7: Biohazard

Uma das experiências mais aterrorizantes para o PlayStation VR, Resident Evil 7: Biohazard promete chegar inovando o gênero e impulsionando o periférico de realidade virtual da Sony.

Com uma nova proposta e o clima tenso já conhecido da franquia, o novo jogo da série, previsto para dia 24 de janeiro, tem uma história ainda nebulosa. Mas já tem atraído tanto os fãs de longa data como novos entusiastas.

3NioH

Com data de lançamento marcada para o dia 8 de fevereiro, NioH vem chamando muita atenção pela sua ambientação no Japão feudal e seu gameplay com muita influência dos jogos da série souls.

O jogo ganhou ainda mais popularidade depois de suas fases betas e demonstrações abertas ao público. Sem dúvidas, o novo game da Koei Tecmo é mais um para ficarmos de olho já no início do ano.

4For Honor

Focando em uma nova proposta, a Ubisoft espera que For Honor atraia um novo público para seus jogos.

Disponibilizando guerreiros lendários, como Vikings e samurais, que combatem entre si, o jogo que chega no dia 14 de fevereiro contará com uma fase beta em janeiro. Com isso, a desenvolvedora espera pegar todo o feedback da comunidade para avaliar como o jogo será lançado.

Pelo que pudemos testar na BGS deste ano, For Honor, mesmo que peque em alguns aspectos, pode trilhar um novo caminho para a Ubisoft nos próximos anos.

5Horizon: Zero Dawn

Tido por muitos como a grande espera de 2017, Horizon: Zero Dawn finalmente chegará às nossas mãos! De acordo com o previsto, isto ocorrerá no dia 28 de fevereiro, quando o game será lançado com exclusividade para o PlayStation 4.

O jogo se passa em um mundo dominado pelas máquinas mais de 1000 anos no futuro. Traz uma história instigante e um gameplay que flerta com o RPG de ação em um mundo aberto.

Também pudemos experimentar o game na BGS. E felizmente, este atendeu, e até mesmo chegou a superar, as expectativas, fazendo com que o hype subisse ainda mais. Todo o mistério acerca de como as máquinas dominaram o mundo é só mais um chamariz para este que já é um dos jogos mais esperados de 2017 até o momento.

6NieR: Automata

Correndo por fora, pode-se dizer assim, NieR: Automata vem atraindo olhares curiosos com sua bela arte gráfica e seus combates dinâmicos repletos de ação.

Desenvolvido pela Platinum Games e publicado pela Square Enix, o jogo, que traz a badass protagonista YoRHa 2B, chamou atenção com sua demo disponibilizada um pouco antes do natal.

Prometendo dinamismo na jogabilidade em um mundo pós-apocalíptico, onde também predominam máquinas sobre a raça humana, o título também é muito aguardado, principalmente pelos amantes de JRPGs.

7Tom Clancy’s Ghost Recon Wildlands 

Wildlandas, ao que parece, será um robusto jogo de táticas militares. O novo jogo da Ubi promete reunir tudo que o estúdio aprendeu com The Division, Assassin’s Creed e o For Honor.

A Bolívia será o palco perfeito para os especialistas em guerra colocarem à prova suas habilidades de incursão em 07 de março.

8Red Dead Redemption 2

A sequência do aclamado título de faroeste da Rockstar foi anunciada com certo alvoroço pela desenvolvedora. Primeiro com algumas dicas aqui e ali. Depois, com o anúncio de revelação por um trailer que mais foi um teaser, mas que preencheu as expectativas de muita gente. Muito acerca de Red Dead Redemption 2 ainda está nebuloso, inclusive seu lançamento.

De acordo com o teaser, o jogo será lançado no final de 2017. No entanto, com tão pouca coisa revelada, é provável que o mesmo ainda venha a sofrer alguns adiamentos. E isso pode fazer com que aguardemos até 2018. Já podem começar suas orações.

9Persona 5

Lançado no Japão em setembro de 2016, Persona 5 só chega ao ocidente no próximo dia 4 de abril. E já tem gente sem unha de tanto esperar pelo título.

Todos os que admiram a cultura japonesa e os jogos provenientes do oriente tem um apreço especial pela série Megami Tensei da Atlus, que foi potencializada com Persona 4 no PS Vita e no PlayStation 2.

Com Persona 5, o gênero RPG focado no aspecto Visual Novel, onde a relação entre os personagens importa muito para a fluidez da narrativa, pretende alcançar um novo patamar e atrair ainda mais fãs.

10Mass Effect: Andromeda

Ainda sem data propriamente definida, apenas com a janela de lançamento que vai de março a junho de 2017, Mass Effect: Andromeda pode ser visto como outro título muito aguardado do próximo ano.

Depois de toda polêmica causada com os finais de Mass Effect 3, a Bioware vem com uma proposta de renovação para o novo jogo da franquia. Como se realmente começasse do zero.

Um enredo diferente. Novos protagonistas. Novos personagens. Um outro sistema galático com novos planetas e locais diversos a serem explorados. Até novas raças. Estes são alguns dos novos ingredientes da franquia especial da EA, que ainda nem foi lançada e já está dando muito o que falar.

11Marvel vs Capcom: Infinite

Um dos jogos de luta mais pedidos pela comunidade fã do gênero. A Capcom finalmente atendeu às solicitações e lançará Marvel vs Capcom: Infinite em algum momento de 2017.

O anúncio foi feito durante a PlayStation Experience de 2016, onde a desenvolvedora ainda revelou vídeos de gameplay mostrando alguns dos personagens que estarão presentes em seu mais novo título.

Ryu, Mega Man X, Homem de Ferro, Capitã Marvel, Capitão América e Morrigan estão entre os personagens que serão selecionáveis no game, que já é o jogo de luta mais aguardado do ano.

Agora, vamos colocar alguns nomes que devem chegar em 2017, mas estão sem janelas de lançamento específicas. Além disso, alguns são especulações (na verdade, desejos) nossas.

12God of War

O Deus da Guerra retornará com um visual novo e com um propósito: ensinar o seu filho a ser um “deus”, ao mesmo tempo em que aprende a como ser um humano.

13Uncharted: The Lost Legacy

A expansão stand alone de Uncharted contará com novos protagonistas e promete oferecer uma experiência muito mais abrangente que um DLC comum.

14Days Gone

Os “motoqueiros selvagens” da Sony devem enfrentar hordas de zumbis em cenários abertos, amplos e cercados de muitos perigos.

15Outlast 2

O survival horror da Red Barrels não medirá esforços para que os jogadores sintam muito medo.

16Gran Turismo Sport

Uma das franquias de corridas mais populares dos videogames chegará em 2017 oferecendo funcionalidades multiplayer e foco em competições de eSports.

17Detroit: Become Human

Após produzir Heavy Rain e Beyond Two Souls, David Cage vem trabalhando em uma experiência muito mais significativa. As escolhas dos personagens serão mais impactantes neste novo projeto.

18Destiny 2

A Activision já confirmou que está trabalhando em Destiny 2. Apesar de não termos nada confirmado, ou sequer materiais de divulgação, a publisher pode surpreender e lançar o game já no próximo ano.

19Tekken 7

A franquia de lutas da Namco fará sua estreia na oitava geração com o aguardado Tekken 7. Um dos destaques será a participação de Akuma, de Street Fighter.

20Shenmue 3

Anunciado em 2015, Shenmue 3 está em produção total e os desenvolvedores estão otimistas quanto ao game. Se o game não for lançado em 2017, ao menos teremos informações mais consistentes.

E aí, acha que esquecemos algum nome impactante? Caso este tenha sido caso, faça uso dos comentários para citar os jogos que você quer jogar em 2017!